Autora: Larissa Honorato Veronez.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 1 de setembro de 2016.

Diversas Iniciativas com Impacto Social (IIS), sejam empreendimentos, projetos ou programas realizados por organizações sociais e comerciais, buscam melhorias nas diversas esferas do cotidiano das pessoas, principalmente aqueles em condições de maior vulnerabilidade. A avaliação dos impactos sociais por elas causados tem motivado inúmeros estudos tendo em vista a necessidade, tanto dos financiadores, quanto dos operadores das ações de entender e mensurar o efeito real de seus esforços. Ademais, apesar da expectativa positiva dos resultados das IIS, podem ocorrer efeitos não esperados pelos seus idealizadores. Para melhor entender os impactos sociais causados faz-se necessária a adoção de metodologias específicas de avaliação de impacto social. Atualmente, há um número significativo de metodologias para avaliação de impacto disponível, porém, há uma carência de informações estruturadas que auxiliem os interessados, sejam eles os financiadores ou os proponentes das iniciativas, a identificar e selecionar a(s) metodologia(s) mais adequada(s) para seu caso específico. Dessa forma, este trabalho propõe-se a contribuir para o fechamento desta lacuna de conhecimento ao propor uma estrutura que facilite a seleção de metodologias de avaliação de impacto social. As metodologias que compõem a estrutura proposta foram selecionadas por meio de pesquisa bibliográfica. A análise do conjunto de metodologias identificadas levou à proposição de uma estrutura no formato de fluxograma. A estrutura proposta foi validada por meio de entrevistas com idealizadores e avaliadores de iniciativas sociais. Como resultado, apresenta-se a estrutura para identificação de metodologias mais apropriadas para avaliação de impacto social tendo em vista seus objetivos, a necessidade de estruturação de um sistema de informações e a perspectiva do interessado na avaliação: social ou comercial.

Palavras-chave: projetos sociais, negócios com impactos sociais, negócios sociais, negócios inclusivos, base da pirâmide, BoP, política pública, metodologias de avaliação, impacto social.
 
Many Social Impact Initiatives – IIS (Iniciativas com Impacto Social) whether business, projects or programs idealized by organizations, for-profit or not, seek social improvement. Their social impact evaluation has been reason for a wide range of studies, regarding the needs by sponsors as well of the engaged developers of understanding and measurement of the real effect of their effort. In addition, although IIS impacts expectations are positive, it may occur effects that are unexpected by the idealizers. The adoption of specific social impact evaluation methods is necessary for better understanding of the social impacts caused. Nowadays there are a significant number of methodologies available, however there is a lack of structured information to aid interested people, either sponsors or proponents of the initiative, to identify and select the most adequate methodology for their specific case. In this matter, this work proposes a contribution for closing this gap of knowledge by a structure that facilitates the selection of methodologies for social impact evaluation. The methods that compose the proposed structure were selected by bibliographic research. The analyses of the methodologies identified led to a structure in a flowchart format. The proposed structure was validated by interviews with idealizers and evaluators of social initiatives. As a result, it is presented a structure for identification of the most appropriated methodology for social impact evaluation considering the goals, the need of a structured information system and the involved organization perspective.

Keywords: social projects, business of social impact, social business, inclusive business, base of pyramid, BoP, public policy, assessment methodologies, social impact.