Autor: Lucas Lorenzon de Aragão.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 26 de Julho de 2017.

Na maior parte do século XX a inovação foi entendida como um processo linear e fechado. Hoje entende-se que ela é produto de diversas interações entre diferentes stakeholders não só internos, como externos às organizações. Essa mudança de paradigma veio acompanhada pelos conceitos de inovação direcionada pelo usuário e inovação aberta, como novos caminhos para alcançar a inovação em meio a um cenário cada vez mais competitivo e incerto. Diante disso, tem sido um desafio para as empresas gerenciar seus processos de inovação de forma eficaz. Surgem então diversas metodologias centradas no usuário, bem como combinações tem sido propostas para facilitar esses processos. Dentre elas, o Design Centrado no Ser Humano, com grande foco no usuário, aliado ao Design Sprint, com processos estruturados de ideação e prototipação que ainda não foram objeto de discussão na literatura. Por isso, este trabalho investiga a sua combinação no desenvolvimento de uma ideia nascente do ramo de aprendizagem online. O resultado dessa aplicação é discutido e avaliado, produzindo-se um quadro comparativo que facilita o entendimento dos principais pontos de melhoria na combinação das duas metodologias e permitindo o desenvolvimento de uma proposta otimizada ao incluir alguns métodos do HCD na fase de prototipação do Design Sprint.

Palavras-chave: Design Sprint. Design Centrado no Ser Humano. Inovação centrada no usuário.
 
In most of the twentieth century innovation was understood as a linear and closed process. Today it is understood that it is the product of diverse interactions between different stakeholders, not only internal, but external to organizations. This paradigm shift was accompanied by the concepts of user-driven innovation and open innovation, as new ways to achieve innovation amidst an increasingly competitive and uncertain scenario. Given this, it has been a challenge for companies to manage their innovation processes effectively. Several user-centered methodologies emerge as well as combinations have been proposed to facilitate these processes. Among them, Human Centered Design, with a great focus on the user, allied to Design Sprint, with structured processes of ideation and prototyping, have not yet been discussed in the literature. Therefore, in this work I investigate their combination in the development of an e-learning idea. The result of this application is discussed and evaluated, producing a comparative table that facilitates the understanding of the main points of improvement in the combination of the two methodologies and allowing the development of an optimized proposal by including some HCD methods in the Design Sprint prototyping phase.

Keywords: Design Sprint. Human Centered Design. User Centered Innovation.