Autoras: Juliana Leal Machado; Livia Maria Marini Silva.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 1 de agosto de 2017.

Negócios sustentáveis são aqueles que geram resultados econômicos, sociais e ambientais positivos ao mesmo tempo. Estes modelos de negócio estão sendo cada vez mais adotados uma vez que a humanidade está passando por um período de transição, exigindo melhores soluções para os problemas atuais como o aquecimento global e a desigualdade social. O objetivo deste trabalho é propor a utilização do Canvas de Modelo de Negócios como instrumento de potencialização de negócios sustentáveis, buscando reduzir a mera perspectiva economicista, avançando nas estratégias de divulgação e entendimento dos benefícios socioambientais do negócio. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e análise crítica de propostas de Canvas de Modelo de Negócios Sustentáveis presentes na literatura. Utilizou-se uma ferramenta da metodologia TRIZ para definição do problema e foram feitas entrevistas com especialistas no assunto a fim de verificar a existência de uma cadeia de clientes que têm interesse legítimo na geração de impactos sociais e ambientais positivos. Após a aplicação da estrutura para exemplos reais de negócios sustentáveis, concluiu-se que o Canvas de Modelo de Negócios mostra-se suficiente para englobar os valores socioambientais e seus efeitos, sendo necessária apenas uma inovação na perspectiva sobre como trazer os negócios sustentáveis para o Canvas. Foram elaboradas orientações de preenchimento, como o uso de cores diferentes para os três aspectos da sustentabilidade e a identificação da influência dos possíveis clientes sobre os demais blocos do Canvas, o que facilita a incorporação dos aspectos sociais e ambientais e possibilita expandir a rede de parcerias, viabilizando a utilização deste para negócios sustentáveis.

Palavras-chave: Canvas de Modelo de Negócios. Negócios Sustentáveis. Sustentabilidade.
 
Sustainable Businesses are those that provide positive economic, social and environmental outcomes at the same time. These business models are increasingly being adopted as humanity is undergoing a transition period, demanding better solutions to current problems such as global warming and social inequality. The goal of this work is to propose the use of the Business Model Canvas as an instrument for the enhancement of sustainable business, seeking to reduce the mere economistic perspective, advancing the strategies of dissemination and understanding of the socio-environmental benefits of the business. A literature review and critical analysis of proposed Sustainable Business Models were carried out. We also used part of the TRIZ methodology to define the problem and interviewed experts in the subject to verify the existence of a chain of clients that has a legitimate interest in generating positive social and environmental impacts. After the application of the structure for real examples of sustainable businesses, it was concluded that the Business Model Canvas is sufficient to encompass socio-environmental values and their effects, requiring only an innovation in the perspective on how to bring sustainable businesses to the Canvas. Fill-in guidelines were developed, such as the use of different colors for the three aspects of sustainability and the identification of potential customers’ influence on the Canvas blocks, which facilitates the incorporation of social and environmental aspects and enables the development of a larger network of partnerships, enabling its use for sustainable business.

Keywords: Business Model Canvas. Sustainable Business. Sustainability.