O I Congresso de Arquitetura e Cidade e IX Coletânea Arq Urb, visou promover a aproximação entre Instituições Acadêmicas, Gestão Pública e Sociedade, através do intercâmbio e da socialização de experiências de pesquisa e extensão universitárias bem sucedidas, relacionadas à complexidade dos espaços contemporâneos das cidades, desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior do Brasil.
O evento pretendeu contribuir para ampliar os horizontes a respeito das matrizes conceituais e ideológicas que balizam a abordagem técnica e metodológica inerente à complexidade da arquitetura e das cidades, estimular na comunidade acadêmica o intercâmbio na produção de conhecimento a respeito destas ações que norteiam o planejamento urbano, contribuir para a qualificação do processo de transformação urbana e superação das crises vivenciadas pelas cidades contemporâneas, e estimular a aplicação de métodos e instrumentos desenvolvidos em pesquisas e projetos de extensão na resolução de problemas urbanos.
O I Congresso de Arquitetura e Cidade & IX Coletânea Arq Urb – Estudos e Práticas Acadêmicas em Pesquisa e Extensão adotou como referência para os projetos a serem avaliados para a apresentação no evento, as duas linhas de pesquisa do Mestrado em Arquitetura e Cidade. As referidas linhas definem ainda a programação das comunicações.
Os temas apresentados no segundo dia do Evento estiveram em afinidade com a linha: “Gestão e Desempenho do Projeto de Arquitetura e Urbanismo”. Estudo e reflexão sobre os conhecimentos relacionados à formação, produção e gestão do ambiente construído contemporâneo consolidado a partir de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Análise e avaliação dos aspectos relacionados aos condicionantes e ao desempenho ambiental, cultural, tecnológico, comportamental, legal e social do ambiente construído. Gestão e avaliação do fenômeno arquitetônico e urbano, no que se refere às políticas públicas, planos, programas e projetos, sua eficácia, e seus resultados nas diferentes escalas espaciais.
Os temas apresentados no terceiro dia do Evento estiveram em afinidade com a linha: “Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo”. Estudo e reflexão dos conhecimentos relacionados à teoria e prática do projeto de Arquitetura e Urbanismo, com foco nas questões contemporâneas que permeiam a concepção projetual do edifício e da cidade a partir dos desafios que se apresentam na atualidade e complexificam os sistemas arquitetônicos e urbanos. Estudo de métodos, processos e sistemas de representação dos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Investigação sobre processo de projeto, visando a compreensão das relações estabelecidas entre o projeto e a qualidade do ambiente construído contemporâneo.
A professora Miriam de Magdala Pinto, membro do LabTAR, participou de uma das mesas redondas do evento, com a temática “Habitação Social e a integração do ensino, pesquisa e extensão”, onde tratou principalmente das experiências adquiridas e resultados de projetos e eventos feitos junto ao Território do Bem, que deram origem ao livro “Desafios para a Habitação de Interesse Social: Território do Bem”, que trata da questão da habitação de interesse social a partir dos pontos de vista da academia, da municipalidade, do terceiro setor e dos moradores destes territórios.