Autores: Bruno Spalenza Giacomin, Maurício Silva Costa.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em agosto de 2022.

As micro e pequenas empresas (MPEs) são de grande relevância para o cenário socioeconômico nacional, uma vez que contribuem significativamente para a geração de empregos e renda no Brasil. Entretanto, essas mesmas empresas possuem alto nível de mortalidade nos primeiros anos de atuação, impedindo sua permanência no mercado. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as práticas de gestão de uma microempresa de serviços estéticos e compará-las com as diretrizes desenvolvidas e validadas em milhares de negócios de micro e pequeno portes em diversos países por Michael E. Gerber. Tal investigação visa contribuir com a literatura acerca de gestão de microempresas de forma abrangente por meio de um estudo de caso único no qual foram coletados dados qualitativos por meio de entrevistas para realização do estudo. A partir da comparação das práticas gerenciais da estética com as diretrizes de Gerber, tem-se como resultado a discussão da aplicabilidade dessa metodologia no contexto das MPEs, concluindo que a empresa analisada se enquadra na fase da infância, onde há também espaço de liderança para os proprietários-gerentes, se os mesmos tiverem o desejo de permanência e consciência das dores desta fase, além de estarem dispostos a senti-las. Conclui-se ainda ser possível a utilização da metodologia como uma ferramenta de aplicação de melhorias em empresas desse porte que não desejam expandirem ou tornarem-se um negócio replicável e que não possuam uma visão de crescimento definida.

Palavras chaves: Empreendedorismo. Gestão de microempresas. E-myth. MPEs.

Micro and small businesses have great relevance to the national socioeconomics scenario because they contribute significantly to the generation of jobs and income in Brazil. However, these same companies have a high level of mortality in the first years of operation, preventing them from remaining in the market. The main objective of this study is to analyze the management practices of an aesthetic services micro company and compare them with the guidelines developed and validated in thousands of micro and small businesses in several countries by Michael E. Gerber. This research aims to contribute to the literature on microbusiness management in a comprehensive manner through a single case study in which qualitative data was collected through interviews to conduct the study. As of the comparison of the managerial practices of aesthetics with Gerber’s guidelines, the result is the discussion of the applicability of this methodology in the context of MSEs, concluding that the company analyzed fits in the childhood phase, where there is also the possibility of leadership for the owner-managers, if they have the desire to remain and are aware of the pains of this phase, besides being willing to feel them. It is also concluded that it is possible to use the methodology as a tool to apply improvements in companies of this size that do not wish to expand or become a replicable business and that do not have a defined vision of growth.

Keywords: Entrepreneurship. Microenterprise Management. E-myth. Micro and small
businesses.