O desenvolvimento pleno de uma criança é multidimensional. Ele envolve aspectos biológicos, cognitivos e socioemocionais. Crianças de baixa renda que vivem em periferias das grandes cidades geralmente são privadas do seu desenvolvimento pleno seja por deficiências em um, dois ou até mesmo os três aspectos combinados. Ações de formação parental presenciais têm se mostrado eficazes em reverter esse quadro mas tem alcance limitado. Neste trabalho, investigamos o efeito do envio de mensagens de texto via SMS com informações qualificadas e acessíveis para pais e mães de uma comunidade de baixa renda. Foi desenvolvida plataforma para gestão de mensagens e usuários que possibilita o envio programado à comunidade pré-definida no sistema, denominado SMS Criança. Para este estudo foram cadastrados 31 pais ou responsáveis de crianças entre 6 e 13 anos de idade pertencentes a um Centro Comunitário que atende crianças de baixa renda no contraturno escolar. Para chegar a essa solução, usou-se a metodologia de co-criação denominada Design Centrado no Ser Humano. O envio das mensagens foi feito em duas etapas e mudanças de comportamento foram avaliadas por meio de questionários padronizados e avaliação de impacto participativa (PIA). Do conjunto inicial de participantes, foram válidas as respostas de 12 participantes para avaliação estatística via questionários. Os resultados encontrados na avaliação quantitativa e qualitativa do questionário foram divergentes, o que estimulou a busca de melhor entendimento das mudanças, se ocorridas, na parentalidade exercida pelas 12 participantes que concluíram o ciclo de avaliação estatística por meio da PIA. Os resultados indicaram mudanças de comportamento das responsáveis com seus filhos de maneira geral, bem como mudanças mais específicas como ensinar algo para os filhos e promover prática de esportes, mudanças estas que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Ficou evidenciada a alta aceitação do SMS Criança como fonte confiável de dicas e ajuda. A hipótese inicial de aplicação de ferramenta de envio de mensagens informativas para pais e responsáveis como promotora de melhoria da parentalidade e consequente favorecimento ao desenvolvimento pleno das crianças em contexto de baixa renda foi validada.

Palavras-chave: desenvolvimento infantil; comunidade de baixa renda; tecnologia da informação; SMS; avaliação participativa.