O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Laboratórios Cidadãos nas regiões sudeste e sul do país. A busca foi feita em bases de extensão de universidades das duas regiões utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um laboratório de geração e sistematização de novos conhecimentos, ter propósito de inovar e envolver diretamente os usuários finais. Acrescenta-se ainda à pesquisa a busca por Laboratórios Cidadãos a partir de Pontos de Cultura e Telecentros. Como resultado, de um total de mais de 3000 iniciativas, cinco foram consideradas Laboratórios Cidadãos a partir da análise realizada. Sua identificação, principais características e localização geográfica são apresentadas.

Estudante bolsista: Guilherme Oliveira Martins
Professor Orientador: Miriam de Magdala Pinto