Autores: André Nogueira Siqueira, Armando Moratti Oliveira.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de março de 2022.
As Micro e Pequenas Empresas – MPEs são relevantes para o cenário econômico e social brasileiro, entretanto, muitas delas encerram as atividades precocemente. O presente trabalho busca contribuir com a literatura para o desenvolvimento das MPEs, utilizando como referência a metodologia proposta por Michael E. Gerber, em sua obra “O mito do empreendedor”, a partir da investigação do modelo de gestão de uma pequena marmoraria. Primeiramente realizou-se o estudo da metodologia proposta por Gerber, à luz das dez escolas definidas por Mintzberg em seu livro “Safári da Estratégia”. Foi realizado um estudo de caso único, utilizando entrevistas para a coleta de dados necessária. A marmoraria é então apresentada, expondo e traçando o perfil da empresa e do empreendedor, com o objetivo de identificar qualitativamente informações relativas à gestão da empresa. Com isso, analisou-se a marmoraria em relação a metodologia do E-Myth, identificando o grau de aderência da gestão atual da empresa, comparado à metodologia proposta. Foi realizada uma discussão para criar um paralelo da possível contribuição da metodologia de Gerber em relação ao cenário brasileiro das MPEs, expondo possíveis propostas de Gerber que poderiam atuar sobre as principais causas de falências das MPEs brasileiras.
Palavras-chave: Estratégia. Micro e pequenas empresas. Gestão. Desenvolvimento de empresas. E-Myth. O mito do empreendedor.
Micro and small enterprises are relevant to the brazilian economic and social scenario, however, many of them close early. The present study seeks to contribute to the literature for the development of micro and small enterprises, using as a reference the methodology proposed by Michael E. Gerber in his work “The E-Myth Revisited”, through the investigation of the management model of a small marble manufacturer. Initially, the methodology proposed by Gerber was studied in comparison with the ten schools defined by Mintzberg in his book “Strategy Safari”. A single case study was conducted, using interviews to collect the necessary data. The marble manufacturer is then presented, exposing and profiling the company and the entrepreneur, in order to qualitatively identify information regarding the company’s management. With this, the marble manufacturer was analyzed based on the E-Myth methodology, identifying the level of adherence of the company’s current management, compared to the proposed methodology. A discussion was held to create a parallel of the possible contribution of Gerber’s methodology in relation to the brazilian micro and small enterprises scenario, exposing Gerber’s possible proposals that could act on the main causes of bankruptcy of brazilian micro and small enterprises.
Keywords: Strategy. Micro and small enterprises. Management. Business development. E-Myth.