Autores: Jéssica Calipso de Oliveira Gavina.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 12 de agosto de 2022.
O surgimento de pequenos negócios mostra-se cada vez mais frequente no Brasil, seja como opção de carreira ou por necessidade. No entanto, a prática do empreendedorismo convive com dificuldades em decorrência da falta de conhecimento sobre negócios. Nesse cenário, diversos estudiosos dedicam-se a estudar o comportamento de empreendedores e identificar habilidades fundamentais para o surgimento de negócios inovadores capazes de transformar o meio em que estão inseridos. Apesar da grande relevância desse segmento para a economia, e do conhecimento apresentado por diversos estudiosos, ainda há barreiras culturais e pouca literatura específica sobre métodos de ensino do empreendedorismo. Este trabalho contribui com a avaliação do ensino de empreendedorismo ao utilizar a metodologia do Programa de Desenvolvimento de Negócios como condutora do ensino de empreendedorismo no caso específico de duas potenciais empreendedoras. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa fundamentada em entrevistas que geraram dados qualitativos. Os resultados mostram mudanças no comportamento das cursistas quanto a características de comportamento empreendedor ao realizarem as atividades propostas. Tais mudanças incluem o aumento da confiança em abrir o próprio negócio, até a criação e realização da estratégia para a criação dele. Além disso, o trabalho confirma que o uso de métodos de ensino práticos produz resultados ao se tratar da formação de empreendedores.
Palavras chaves: Micro e pequenas empresas. Pedagogia Empreendedora. Empreendedorismo.
The emergence of small businesses is increasingly common in Brazil, whether as a career option or out of necessity. However, the practice of entrepreneurship coexists with difficulties due to the lack of knowledge about business. In this scenario, several scholars are dedicated to studying the behavior of entrepreneurs and identifying fundamental skills for the emergence of innovative businesses capable of transforming the environment in which they operate. Despite the great relevance of this segment for the economy, and the knowledge presented by several scholars, there are still cultural barriers and little specific literature on entrepreneurship teaching methods. This work contributes to the evaluation of entrepreneurship education by using the Business Development Program methodology as a guide for entrepreneurship education in the specific case of two potential entrepreneurs. For this, we opted for a research methodology based on interviews that generated qualitative data. The results show changes in the behavior of the course participants regarding characteristics of entrepreneurial behavior when carrying out the proposed activities. Such changes include increasing confidence in starting one’s own business, to creating and realizing the strategy for creating it. In addition, the work confirms that the use of practical teaching methods produces results when it comes to the training of entrepreneurs.
Keywords: Micro and Small companies. Entrepreneurial Pedagogy. Entrepreneurship.