Dia de Brincar de Hacker

O EVENTO
O Dia de Brincar de Hacker foi a primeira ação da InovaTE com o LabTAR, e foi inspirado em um evento similar, o Kids Hack Day, iniciado na Suécia e que já teve edições na Espanha, Colômbia, e Curitiba, no Brasil. Colaborou com a inspiração e a concepção do Dia de Brincar de Hacker Murilo Polese, um dos idealizadores do Kids Hack Day sueco.
O evento aconteceu no dia 18 de dezembro de 2016, no OPARQUE, e durante ele, as crianças tiveram oportunidade de participar dos espaços de interação e experimentação onde criaram objetos, misturaram tecnologias digitais a itens do dia-a-dia e puderam materializar as mais variadas ideias. Em cada estação, as crianças deparavam-se com oportunidades de desafiar sua criatividade e, auxiliadas pelos instrutores, passaram por um dia de “hacker”.
Vídeo do ProjetoAssista o vídeo com o que rolou no evento.

As invenções incluíram ímãs de geladeira personalizadíssimos, laranjas que emitiam som ao serem programadas no computador, canetinhas que desenhavam sozinhas, esculturas em termoplástico moldável e objetos impressos em plástico PLA em uma impressora 3D. O encontro aconteceu n’OPARQUE, espaço criativo dedicado à arte, design e educação, local de referência de economia criativa, tecnologia e inovação.

 

Estação Boas Vindas

Logo de cara, com bom humor para quebrar o gelo entre as crianças e explicar como funciona o evento. Elas foram convidadas a confeccionar seus próprios crachás, fazer uma brincadeira com todo mundo e entender o que é ser hacker afinal. Ao final do evento, uma das crianças explicou o que tinha entendido que é ser hacker: é quem consegue criar suas invenções, transformar suas ideias em alguma coisa de verdade. E completou: “Eu vou querer ser um hacker!”

 

Estação Impressão 3D

Essa estação foi pensada para dar suporte à galerinha para projetar e imprimir em 3D usando plástico PLA. Alí elas conseguiram ver uma ideia saindo da cabeça pra tela do computador, e da tela pra impressora, fazendo acontecer na hora!

 

Estação Macunaímãs

Utilizando como suporte o ímã de geladeira, as crianças aprenderam como construir um personagem e criar seu repertório visual, a partir da definição da sua identidade e das suas características físicas. Cada criança recebeu um kit com materiais necessários para experimentar, recortar, colorização e montar os ímãs interativos.

 

Estação Solda

Nesse ambiente a garotada foi convidada a projetar e construir braceletes de EVA com decoração usando baterias e leds coloridos. Muita cola quente e solda! Aqui predominou a criatividade e a gambiarra.

 

Estação Modelagem

Aqui são usados diversos tipos de materiais plásticos para modelagem. O grande hit da estação é um polímero termo sensível que é moldável quando aquecido a 50ºC e endurece à temperatura ambiente permitindo construir e desconstruir o que se deseja inúmeras vezes.

 

Estação Luz, Movimento e Energia

Essa estação trouxe várias possibilidades de criação para as crianças, que ficaram deslumbradas ao criar dispositivos (com canetinhas) que desenham sozinhos, mini abajures e até uma versão simples de um rádio!

 

Estação Tudo se Conecta

Utilizando circuitos integrados e programação básica com Scratch, as crianças descobriram que elas podem tocar um instrumento musical ou jogar video game fazendo laranjas ou até mesmo seus colegas de ‘teclas’. Demais!