O SMS Criança foi o resultado da primeira experiência de alguns membros do LabTAR, Miriam, Marquito e Gatti, com o Design Centrado no Ser Humano ou HCD.
Em outubro e novembro de 2014, o trio realizou o curso online de HCD promovido pela parceria da Ideo.org com a +Acumen.
O curso é totalmente prático e um desafio específico deveria ser escolhido por cada equipe (a nossa chamava-se “Citizen Lab Moqueca”) para realizar durante o curso.
Os desafios propostos foram três:
1) Como nós podemos habilitar mais jovens a tornarem-se empreendedores sociais?
2) Como nós podemos fornecer opções de comida saudável para pessoas necessitadas?
3) Como pais ou responsáveis de comunidades de baixa renda podem favorecer o desenvolvimento pleno das crianças em seus primeiros cinco anos de vida?
O processo de escolha baseava-se em três critérios:
1) Instintivamente, quão motivado você se sente em relação a cada desafio?
2) Qual o potencial de impacto na sua comunidade que cada desafio tem?
3) Quão viável é lidar com cada desafio durante o curso?
Nosso processo de escolha, individual e coletivo, nos levou a escolher o desafio 3. Assim o objetivo do projeto passou a ser:
Como nós podemos ajudar pais ou responsáveis de comunidades de baixa renda a favorecer o desenvolvimento pleno das crianças em seus primeiros cinco anos de vida?
Data | Atividade |
27 de outubro de 2014 | Início do curso HCD |
29 de out a 10 novembro de 2014 | Fase Inspiração |
11 nov a 8 de dezembro de 2014 | Fase Ideação |
9 de dezembro de 2014 | Visita ao Centro Calazans para convidar para experimentação do protótipo |
Dezembro 2014 | Programação do protótipo |
Janeiro de 2014 a maio de 2015 | Envio de SMS para o grupo de pais e responsáveis |
Maio de 2015 | Avaliação do feedback dos pais e responsáveis |
Até 2016 | Desenvolvimento do sistema para utilização pelos responsáveis pelo Centro Calazans |
Novembro de 2016 | Entrega do sistema para o Centro Calazans |
A metodologia HCD está organizada em três etapas: Inspiração, Ideação e Prototipação.
A partir da aplicação da metodologia HCD foi criado o Sistema de envio de mensagens “SMS Criança”, em uso pelo Centro São José de Calazans.
O processo proporcionou a capacitação de membros do LabTAR no uso da metodologia HCD, que define o envolvimento dos usuários como essencial para o processo de inovação.
A primeira etapa da metodologia HCD é a Inspiração que visa ao entendimento mais amplo do desafio a partir das diversas perspectivas dos envolvidos com ele. Iniciamos a Inspiração com um breve apanhado do que sabíamos e do que precisaríamos saber acerca do desafio.
Sabíamos que muitos ou a maioria dos pais passam pouco tempo com os filhos, tendem a delegar para a escola a responsabilidade de educar os filhos e que as crianças, quando estão em casa, passam muito tempo sendo estimulados por canais de TV aberta, com pouco ou nenhum estímulo para a curiosidade, artes ou ciências. Sabemos também que muitos pais parecem comprometidos com a manutenção da vida (alimentação e saúde das crianças), mas pouco conectados ao desenvolvimento pleno dos filhos.
Algumas questões que nos interessaram foram:
Pais ou responsáveis desse grupo preocupam-se com o bem estar emocional de seus filhos?
Até que ponto suas enfermidades, físicas ou emocionais, são reconhecidas e tratadas de forma adequada? São feitos diagnósticos médicos? São usadas soluções caseiras?
Para encontrar respostas a essas e outras tantas perguntas relacionadas entrevistamos profissionais de creches, pediatra, arteterapeuta, pessoas envolvidas com crianças com necessidades especiais, mães e pais de famílias de baixa renda e passamos uma manhã experimentando a realidade de uma família em particular.
Nossos principais insights a partir dessa investigação qualitativa para criar empatia e ampliar a nossa visão do desafio foram:
– Crianças de baixa renda são levadas a amadurecer muito cedo assumindo responsabilidades na casa e com os irmãos.
– Há uma preocupação dos pais com ‘ter comida’ mas não com a qualidade da comida. Refrigerantes e produtos industrializados são muito consumidos.
– Limites são aplicados com castigos.
– Enfermidades são geralmente tratadas usando o SUS.
– A criança para desenvolver-se plenamente precisa formar a sua individualidade o que, por sua vez, requer que ela sinta segurança.
– As atividades sociais estão frequentemente ligadas a igrejas ou grupos de oração.
– As atividades de lazer acontecem em espaços públicos como praias e praças principalmente.
– Os atuais pais e mães quando crianças passaram por situações de dificuldades financeiras e carências emocionais.
– Os pais e responsáveis amam suas crianças mas suas ações podem não manifestar isso.
– A replicação dos comportamentos dos seus pais pode ser devido a falta de esclarecimento, do entendimento de outras formas de tratar as crianças.
– Falta informação para os pais de como podem agir diferente com seus filhos para que eles tenham mais chance de desenvolver-se plenamente.
A fase de Ideação partiu da seguinte proposição: “Como nós podemos fazer com que os pais e responsáveis por crianças de comunidades de baixa renda tenham acesso a informações relevantes que os ajudem a promover o desenvolvimento pleno das mesmas?” Entendendo desenvolvimento pleno a formação da sua individualidade em ambiente seguro.
A metodologia de Ideação nos levou a propor um sistema de envio de mensagens SMS semanais com informações de especialistas redigidas em linguagem de fácil acesso para o público-alvo tratando de questões ligadas à saúde, alimentação, comportamento, lazer, educação e relacionamento.
Construímos o protótipo de um serviço de envio de mensagens curtas, de até 300 caracteres, classificadas de acordo com as categorias: saúde, alimentação, comportamento, lazer, educação e relacionamento.
O teste do protótipo foi feito com a colaboração do Centro Social São José de Calazans em Feu Rosa, Serra, Espírito Santo. O Centro atende no contraturno 200 a 220 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. De fato, o público direto do Centro não são o público-alvo do desafio. No entanto, as famílias com crianças atendidas pelo Centro tem crianças menores de até 5 anos.
O Centro Social São José de Calazans presta serviço focado na convivência e fortalecimento de vínculos o que implica em um forte trabalho sobre os valores humanos. Além do atendimento às crianças e adolescentes, os pais são atendidos também. Há reuniões mensais e atendimentos individualizados.
Com o consentimento dos responsáveis pelo Centro Calazans, explicamos o projeto aos pais e responsáveis e aqueles que se voluntariaram para participar do teste do protótipo foram cadastrados no sistema e passaram a receber as mensagens selecionadas semanalmente.
Passados quatro meses do envio das mensagens, em outro encontro no Centro Calazans com os voluntários do projeto, fizemos uma avaliação do impacto do recebimento semanal das mensagens e o resultado foi gratificante.
Exemplos de comentários sobre as mensagens:
“Quando uma pessoa manda um SMS deve ser importante, se não, usa Whatsapp. Então eu paro para ler”.
“Algumas mensagens chegaram na hora certa. Um dia eu estava querendo tirar os meninos do videogame. Aí chegou uma mensagem que falava da importância da gente não deixar o filho o dia inteiro na frente da TV ou no videogame. Parecia uma mensagem de Deus. Mostrei pra eles e desliguei o jogo com mais certeza que estava fazendo a coisa certa”.
“Gostei muito da dica de mandar fruta no lanche da escola. A gente paga caro pra mandar biscoito e esquece que a fruta é mais saudável e mais barata”.
“Vocês vieram aqui para ver como o projeto tá andando pra continuar ou pra parar? Não pára não, gente! Tá muito bom!”
Esses foram alguns dos depoimentos que demonstraram, ainda que qualitativamente, o valor do projeto para os usuários e nos fizeram desenvolver uma versão que a própria instituição possa administrar: cadastrar usuários, frases e planejar os envios das mensagens.
De fato, é uma solução tecnicamente simples mas que se mostrou valiosa para os usuários da comunidade atendida pelo Centro Social São José de Calazans.
Quanto ao impacto sobre o desenvolvimento pleno das crianças com menos de 5 anos, não o avaliamos.
Consideramos cumpridos dois objetivos: aprendizagem da aplicação da metodologia HCD e a entrega de um produto que revelou ter valor para a comunidade que tão gentilmente se dispôs a nos ajudar nesse processo de aprendizagem.