Vitória-Medellín

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2014, o Living Lab Habitat recebeu a visita de equipe da Ruta N, empresa dedicada a transformar Medellín – Colômbia, em uma cidade inovadora. No dia 23 de outubro, na Ufes, foi realizado seminário com o objetivo de apresentar ideias e experiências relacionadas com inovação em Medellín e em Vitória. O encontro contou com a presença de estudantes e professores da Ufes e parceiros da rede de colaboração para promoção de melhorias das condições habitacionais de populações de baixa renda, o Living Lab Habitat.

A programação reuniu apresentações de propostas e projetos desenvolvidos pela Ruta N, pelo Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR/UFES, pela ONG Associação Ateliê de Ideias e representantes das comunidades do Território do Bem ou Poligonal 1 de Vitória, pela Secretaria de Cultura e de Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Vitória com destaque para o Programa Terra + Igual e pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória.

Além do seminário, a visita da delegação da Ruta N incluiu reuniões na Prefeitura Municipal de Vitória e na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes. A equipe da Ruta N também teve a oportunidade de conhecer a comunidade do Território do Bem. Os integrantes da empresa visitaram a Unidade de Saúde e a sede da Associação de Moradores, ambos em Itararé, o Ponto de Cultura Agência Varal de Comunicação onde conheceram algumas atividades realizadas pela ONG Associação Ateliê de Ideias. A visita prosseguiu com caminhada até a Torre de São Benedito de onde é possível apreciar toda a Baía de Vitória e foi finalizada na sede do banco comunitário em São Benedito, o Banco Bem. Encerrando a visita ao Território, as equipes da Ruta N e do LabTAR participaram de Plenária do fórum de moradores e lideranças do Território do Bem, o Fórum Bem Maior na Unidade de Saúde de Consolação.


Fotografia: Thais Gobbo

FOTOS

Seminários sobre ideias e experiências relacionadas com inovação em Medellín e em Vitória no Auditório do CT


Fotografia: Juliana Merçom

Reuniões na Prefeitura Municipal de Vitória e na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes

Fotografia: Marcos Accioly