Investigação de iniciativas de ensino de inovação e empreendedorismo: Uma abordagem a partir de experiências brasileiras e catalãs
O livro apresenta os resultados de pesquisa sobre o ensino de inovação e empreendedorismo realizada com o objetivo de aprimorar as práticas docentes de todos aqueles e aquelas que se dedicam ao ensino destas duas áreas e também contribuir de modo mais amplo, compartilhando nossos aprendizados e sugestões, com as pessoas interessadas no assunto. A […]
1 nov 2023
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Investigação de iniciativas de ensino de inovação e empreendedorismo: Uma abordagem a partir de experiências brasileiras e catalãs
O livro apresenta os resultados de pesquisa sobre o ensino de inovação e empreendedorismo realizada com o objetivo de aprimorar as práticas docentes de todos aqueles e aquelas que se dedicam ao ensino destas duas áreas e também contribuir de modo mais amplo, compartilhando nossos aprendizados e sugestões, com as pessoas interessadas no assunto. A pesquisa incluiu um levantamento com egressos das disciplinas de inovação e empreendedorismo ministradas na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, com formato de jornada de inovação; um conjunto de entrevistas com dez colegas docentes que atuam no Brasil em disciplinas de áreas correlatas tanto em instituições de ensino superior públicas quanto privadas e, finalmente, um conjunto de visitas técnicas e entrevistas com profissionais que atuam no ensino de criatividade, inovação e empreendedorismo em Barcelona, Espanha. Ao longo dos capítulos do livro, apresentamos cada uma das três frentes de pesquisa com suas metodologias, resultados e discussões separadamente. Ao final, apresentamos nossas conclusões, integrando as diferentes abordagens e explicitando nossas sugestões para o ensino de inovação e empreendedorismo em instituições de ensino superior.
TCC: ANÁLISE DA METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE MICHAEL E. GERBER COMO CONDUTORA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Autores: Jéssica Calipso de Oliveira Gavina. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 12 de agosto de 2022. O surgimento de pequenos negócios mostra-se cada vez mais frequente no Brasil, seja como opção de carreira ou por necessidade. No entanto, a prática do empreendedorismo convive com dificuldades em decorrência da falta de conhecimento […]
9 nov 2022
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TCC: ANÁLISE DA METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE MICHAEL E. GERBER COMO CONDUTORA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Autores: Jéssica Calipso de Oliveira Gavina.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 12 de agosto de 2022.
O surgimento de pequenos negócios mostra-se cada vez mais frequente no Brasil, seja como opção de carreira ou por necessidade. No entanto, a prática do empreendedorismo convive com dificuldades em decorrência da falta de conhecimento sobre negócios. Nesse cenário, diversos estudiosos dedicam-se a estudar o comportamento de empreendedores e identificar habilidades fundamentais para o surgimento de negócios inovadores capazes de transformar o meio em que estão inseridos. Apesar da grande relevância desse segmento para a economia, e do conhecimento apresentado por diversos estudiosos, ainda há barreiras culturais e pouca literatura específica sobre métodos de ensino do empreendedorismo. Este trabalho contribui com a avaliação do ensino de empreendedorismo ao utilizar a metodologia do Programa de Desenvolvimento de Negócios como condutora do ensino de empreendedorismo no caso específico de duas potenciais empreendedoras. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa fundamentada em entrevistas que geraram dados qualitativos. Os resultados mostram mudanças no comportamento das cursistas quanto a características de comportamento empreendedor ao realizarem as atividades propostas. Tais mudanças incluem o aumento da confiança em abrir o próprio negócio, até a criação e realização da estratégia para a criação dele. Além disso, o trabalho confirma que o uso de métodos de ensino práticos produz resultados ao se tratar da formação de empreendedores.
Palavras chaves: Micro e pequenas empresas. Pedagogia Empreendedora. Empreendedorismo.
The emergence of small businesses is increasingly common in Brazil, whether as a career option or out of necessity. However, the practice of entrepreneurship coexists with difficulties due to the lack of knowledge about business. In this scenario, several scholars are dedicated to studying the behavior of entrepreneurs and identifying fundamental skills for the emergence of innovative businesses capable of transforming the environment in which they operate. Despite the great relevance of this segment for the economy, and the knowledge presented by several scholars, there are still cultural barriers and little specific literature on entrepreneurship teaching methods. This work contributes to the evaluation of entrepreneurship education by using the Business Development Program methodology as a guide for entrepreneurship education in the specific case of two potential entrepreneurs. For this, we opted for a research methodology based on interviews that generated qualitative data. The results show changes in the behavior of the course participants regarding characteristics of entrepreneurial behavior when carrying out the proposed activities. Such changes include increasing confidence in starting one’s own business, to creating and realizing the strategy for creating it. In addition, the work confirms that the use of practical teaching methods produces results when it comes to the training of entrepreneurs.
Keywords: Micro and Small companies. Entrepreneurial Pedagogy. Entrepreneurship.
TCC: AVALIAÇÃO DE IMPACTO: ESTUDO DE CASO DO PORTAL DE CONTRATOS DO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO
Autores: Carla Seibel Vervloet. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 10 de dezembro de 2020. Avaliações de impacto permitem que as organizações entendam se, como e porque seus projetos ou programas cumprem o que deles foi esperado desde sua concepção, passando pela execução até a entrega e encerramento. A prática avaliativa de […]
9 nov 2022
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TCC: AVALIAÇÃO DE IMPACTO: ESTUDO DE CASO DO PORTAL DE CONTRATOS DO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO
Autores: Carla Seibel Vervloet.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de dezembro de 2020.
Avaliações de impacto permitem que as organizações entendam se, como e porque seus projetos ou programas cumprem o que deles foi esperado desde sua concepção, passando pela execução até a entrega e encerramento. A prática avaliativa de projetos públicos de modo geral e, particularmente, no Brasil é ainda pouco disseminada e carece de desenvolvimento em aspectos conceituais e metodológicos. Este trabalho objetiva avaliar os impactos do Portal de Contratos do Governo do Espírito Santo, um website desenvolvido para melhorar a gestão de contratos estaduais, concebido e mantido pela Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos. A metodologia utilizada, de natureza quase-experimental, foi desenvolvida de forma adaptada, participativa e inovadora. A partir de oficinas de construção do Modelo Lógico da Teoria da Mudança e instrumento avaliativo com a participação de stakeholders de órgãos do governo do Estado, o questionário foi respondido por 224 servidores que atuam nos cargos de gestores e fiscais de contrato. O impacto foi avaliado por meio da mensuração das transformações de curto e médio prazo percebidas no grupo de gestores e fiscais de contratos, usuários do Portal. Também foram investigados o perfil dos usuários, o alcance do Portal e a qualidade do que é entregue por ele sob a ótica dos usuários. Os resultados, a partir da comparação entre grupos de controle e tratamento, apontaram que o uso do Portal de Contratos gerou melhor desempenho em todos os indicadores analisados. Destaque para aumento do conhecimento e segurança dos usuários caracterizado como impacto profundo. O desenvolvimento e aplicação de metodologia de avaliação de impacto forneceram evidências que permitem afirmar que o projeto está no caminho certo para gerar as transformações de longo prazo e também orienta ações que podem potencializar seu sucesso.
Palavras chave: Avaliação de impacto. Portal de contratos. Mensuração de resultados. Teoria da mudança.
Impact evaluation allow associations to understand whether, how and why their projects or programs fulfill what was expected from conception, through execution to delivery and closure. The evaluative practice of public projects in general and, particularly, in Brazil is still little disseminated and needs to be developed in conceptual and methodological aspects. This work aims to assess the impacts of the Contracts Portal from Government of Espírito Santo, a website developed to improve the management of state contracts, prepared and maintained by the State Secretariat for Management and Human Resources. The methodology used, of a quasi-experimental nature, was developed in an adapted, participatory and innovative way. Based on workshops for the construction of the Logical Model of Theory of Change and an evaluation instrument with the participation of stakeholders from state government agencies, the questionnaire was answered by 224 civil servants who work in the positions of contract managers and inspectors. The impact was assessed by measuring the short and medium-term changes perceived in the group of contract managers and inspectors, users of the Portal. The profile of users, the reach of the Portal and the quality of what is delivered by it from the users’ perspective were also investigated. The results, from a comparison between control and treatment groups, showed that the use of the Contract Portal generated the best performance in all impact indicators. Highlight for increased knowledge and safety of users, as a profound impact. The development and application of an impact assessment methodology provided evidence that allows us to affirm that the project is on the right path to generate long-term transformations and also guide actions that can enhance its success.
Keywords: Impact evaluation. Contract portal. Outcomes measurement. Theory of change.
TCC: ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA MARMORARIA USANDO COMO REFERENCIAL A METODOLOGIA E-MYTH: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MPEs
Autores: André Nogueira Siqueira, Armando Moratti Oliveira. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 10 de março de 2022. As Micro e Pequenas Empresas – MPEs são relevantes para o cenário econômico e social brasileiro, entretanto, muitas delas encerram as atividades precocemente. O presente trabalho busca contribuir com a literatura para o desenvolvimento […]
9 nov 2022
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TCC: ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA MARMORARIA USANDO COMO REFERENCIAL A METODOLOGIA E-MYTH: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MPEs
Autores: André Nogueira Siqueira, Armando Moratti Oliveira.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de março de 2022.
As Micro e Pequenas Empresas – MPEs são relevantes para o cenário econômico e social brasileiro, entretanto, muitas delas encerram as atividades precocemente. O presente trabalho busca contribuir com a literatura para o desenvolvimento das MPEs, utilizando como referência a metodologia proposta por Michael E. Gerber, em sua obra “O mito do empreendedor”, a partir da investigação do modelo de gestão de uma pequena marmoraria. Primeiramente realizou-se o estudo da metodologia proposta por Gerber, à luz das dez escolas definidas por Mintzberg em seu livro “Safári da Estratégia”. Foi realizado um estudo de caso único, utilizando entrevistas para a coleta de dados necessária. A marmoraria é então apresentada, expondo e traçando o perfil da empresa e do empreendedor, com o objetivo de identificar qualitativamente informações relativas à gestão da empresa. Com isso, analisou-se a marmoraria em relação a metodologia do E-Myth, identificando o grau de aderência da gestão atual da empresa, comparado à metodologia proposta. Foi realizada uma discussão para criar um paralelo da possível contribuição da metodologia de Gerber em relação ao cenário brasileiro das MPEs, expondo possíveis propostas de Gerber que poderiam atuar sobre as principais causas de falências das MPEs brasileiras.
Palavras-chave: Estratégia. Micro e pequenas empresas. Gestão. Desenvolvimento de empresas. E-Myth. O mito do empreendedor.
Micro and small enterprises are relevant to the brazilian economic and social scenario, however, many of them close early. The present study seeks to contribute to the literature for the development of micro and small enterprises, using as a reference the methodology proposed by Michael E. Gerber in his work “The E-Myth Revisited”, through the investigation of the management model of a small marble manufacturer. Initially, the methodology proposed by Gerber was studied in comparison with the ten schools defined by Mintzberg in his book “Strategy Safari”. A single case study was conducted, using interviews to collect the necessary data. The marble manufacturer is then presented, exposing and profiling the company and the entrepreneur, in order to qualitatively identify information regarding the company’s management. With this, the marble manufacturer was analyzed based on the E-Myth methodology, identifying the level of adherence of the company’s current management, compared to the proposed methodology. A discussion was held to create a parallel of the possible contribution of Gerber’s methodology in relation to the brazilian micro and small enterprises scenario, exposing Gerber’s possible proposals that could act on the main causes of bankruptcy of brazilian micro and small enterprises.
Keywords: Strategy. Micro and small enterprises. Management. Business development. E-Myth.
TCC: ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE UMA EMPRESA DE SUCESSO À LUZ DAS DIRETRIZES DE MICHAEL E. GERBER
Autores: Lhais Corradi Gaigher. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 10 de fevereiro 2022. As micro e pequenas empresas constituem um grupo de alta importância na estrutura produtiva brasileira, seja por contribuirem com o crescimento econômico ou por serem um segmento gerador de empregos, favorecendo ainda a disbrituição de renda. No entanto, […]
9 nov 2022
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TCC: ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE UMA EMPRESA DE SUCESSO À LUZ DAS DIRETRIZES DE MICHAEL E. GERBER
Autores: Lhais Corradi Gaigher.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de fevereiro 2022.
As micro e pequenas empresas constituem um grupo de alta importância na estrutura produtiva brasileira, seja por contribuirem com o crescimento econômico ou por serem um segmento gerador de empregos, favorecendo ainda a disbrituição de renda. No entanto, o índice de mortalidade após dois anos de abetura da empresa é consideravelmente maior para as microempresas, o que indica que elas permanecem menos tempo no mercado. Apesar da relevância desse segmento para a economia e as dificuldades de sobrevivência, há pouca literatura específica que aborde gestão estratégica voltada para micro e pequenas empresas. Este trabalho contribui para reduzir essa lacuna de conhecimento no contexto brasileiro ao levantar na literatura diretrizes para a formulação da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas e ainda contrastá-los com as práticas de gestão adotadas por uma empresa familiar capixaba, atualmente consolidada como sendo de médio porte mas que já foi de pequeno porte. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa fundamentada na análise de uma realidade única, através de entrevistas que geraram dados qualitativos. O resultado é a identificação dos elementos de gestão empresarial prescritos para gestão de MPEs, e validados em milhares de negócios de pequeno porte por Michael E. Gerber, que foram relevantes para o desempenho da organização em estudo e podem servir para outras empresas do mesmo porte.
Palavras chaves: gestão estratégica; micro e pequenas empresas; práticas de gestão empresarial;
Micro and Small-sized enterprises constitute in Brazilian productive structure a group of major importance, either because they contribute to economic growth or because they are a job generating segment, also improving income distribution. However, the mortality rate, after two years of existence, is considerably higher for micro-enterprises, which indicates that they remain in the market for less time. Despite the relevance of this segment to the economy and the difficulties of survival, there is little specific literature that addresses strategic management dedicated to micro and small business. This work contributes to reduce this knowledge gap in the Brazilian context by raising in the literature guidelines for the formulation of strategic management in micro and small-sized companies and contrasting them with the management practices adopted by a family company in Espírito Santo, currently consolidated as being of medium-sized but that was once small. For this, we opted a research methodology based on the analysis of a single reality, through interviews that generated qualitative data. The result is the identification of business management elements prescribed for the management of micro and small-sized enterprises, and validated in thousands of small businesses by Michael E. Gerber, which were relevant to the performance of the organization under study and can be useful for other companies of the same size.
Keywords: Strategic management; Micro and Small-sized enterprises; Business management practices.
TCC: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO DE UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS ESTÉTICOS À LUZ DAS DIRETRIZES DE MICHAEL E. GERBER
Autores: Bruno Spalenza Giacomin, Maurício Silva Costa. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em agosto de 2022. As micro e pequenas empresas (MPEs) são de grande relevância para o cenário socioeconômico nacional, uma vez que contribuem significativamente para a geração de empregos e renda no Brasil. Entretanto, essas mesmas empresas possuem alto nível […]
9 nov 2022
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TCC: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO DE UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS ESTÉTICOS À LUZ DAS DIRETRIZES DE MICHAEL E. GERBER
Autores: Bruno Spalenza Giacomin, Maurício Silva Costa.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em agosto de 2022.
As micro e pequenas empresas (MPEs) são de grande relevância para o cenário socioeconômico nacional, uma vez que contribuem significativamente para a geração de empregos e renda no Brasil. Entretanto, essas mesmas empresas possuem alto nível de mortalidade nos primeiros anos de atuação, impedindo sua permanência no mercado. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as práticas de gestão de uma microempresa de serviços estéticos e compará-las com as diretrizes desenvolvidas e validadas em milhares de negócios de micro e pequeno portes em diversos países por Michael E. Gerber. Tal investigação visa contribuir com a literatura acerca de gestão de microempresas de forma abrangente por meio de um estudo de caso único no qual foram coletados dados qualitativos por meio de entrevistas para realização do estudo. A partir da comparação das práticas gerenciais da estética com as diretrizes de Gerber, tem-se como resultado a discussão da aplicabilidade dessa metodologia no contexto das MPEs, concluindo que a empresa analisada se enquadra na fase da infância, onde há também espaço de liderança para os proprietários-gerentes, se os mesmos tiverem o desejo de permanência e consciência das dores desta fase, além de estarem dispostos a senti-las. Conclui-se ainda ser possível a utilização da metodologia como uma ferramenta de aplicação de melhorias em empresas desse porte que não desejam expandirem ou tornarem-se um negócio replicável e que não possuam uma visão de crescimento definida.
Palavras chaves: Empreendedorismo. Gestão de microempresas. E-myth. MPEs.
Micro and small businesses have great relevance to the national socioeconomics scenario because they contribute significantly to the generation of jobs and income in Brazil. However, these same companies have a high level of mortality in the first years of operation, preventing them from remaining in the market. The main objective of this study is to analyze the management practices of an aesthetic services micro company and compare them with the guidelines developed and validated in thousands of micro and small businesses in several countries by Michael E. Gerber. This research aims to contribute to the literature on microbusiness management in a comprehensive manner through a single case study in which qualitative data was collected through interviews to conduct the study. As of the comparison of the managerial practices of aesthetics with Gerber’s guidelines, the result is the discussion of the applicability of this methodology in the context of MSEs, concluding that the company analyzed fits in the childhood phase, where there is also the possibility of leadership for the owner-managers, if they have the desire to remain and are aware of the pains of this phase, besides being willing to feel them. It is also concluded that it is possible to use the methodology as a tool to apply improvements in companies of this size that do not wish to expand or become a replicable business and that do not have a defined vision of growth.
Keywords: Entrepreneurship. Microenterprise Management. E-myth. Micro and small
businesses.
TCC: ADAPTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Autores: Sofia Stefanon Santos. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 22 de abril de 2021. Nos dias de hoje, as micro e pequenas empresas (MPEs) ocupam espaço essencial no desenvolvimento do país, sendo responsáveis pela geração de uma grande parcela de empregos e geração de renda no Brasil. Essas empresas, em sua […]
8 nov 2022
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TCC: ADAPTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Autores: Sofia Stefanon Santos.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 22 de abril de 2021.
Nos dias de hoje, as micro e pequenas empresas (MPEs) ocupam espaço essencial no desenvolvimento do país, sendo responsáveis pela geração de uma grande parcela de empregos e geração de renda no Brasil. Essas empresas, em sua maioria, não conseguem sobreviver muito tempo no mercado, devido a falhas de gestão de seus fundadores, que não têm formação especializada nesta área.
Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento e aplicação de metodologia de gestão que seja focada na realidade das MPEs. Para alcançar o objetivo foi adotada a metodologia de estudo de caso, aplicada em uma empresa de software com mais de 10 anos de mercado e uma empresa de assessoria jurídica, com 4 anos de mercado, ambas MPEs. O projeto teve, ao todo, 9 meses de duração, sendo 3 meses de aplicação da metodologia e 6 meses acompanhando os indicadores das empresas, de forma que, ao final do acompanhamento, foi possível comparar as metas inicialmente definidas, analisando o seu desenvolvimento durante os meses, juntamente com o próprio desenvolvimento da empresa. Por fim, conclui-se que a metodologia não era adequada para as micro e pequenas empresas, desta forma, foi proposto e aplicado um novo modelo, mais simples e ágil, com o objetivo de adaptá-lo à realidade das empresas.
Palavras Chaves: Indicadores chave de desempenho. Sistemas de medição. MPE. KPI.
Nowadays, micro and small companies (MSEs) occupy an essential space in the development of the country, being responsible for the generation of a large portion of jobs and income generation in Brazil. Most of these companies are unable to survive in the market for a long time, due to management failures of their founders, who do not have specialized training in this area.
With this in mind, this work aims to collaborate with the development and application of management methodology that is focused on the reality of MSEs. To achieve this objective, the case study methodology was adopted, applied in a software company with more than 10 years in the market and a legal advisory company, with 4 years in the market, both MSEs. The project lasted a total of 9 months, with 3 months of application of the methodology and 6 months following the companies’ indicators, so that at the end of the monitoring, it was possible to compare the goals initially defined, analyzing their development during months, together with the company’s own development. Finally, it is concluded that the methodology was not suitable for micro and small companies, thus, a new, simpler and more agile model was proposed and applied, with the aim of adapting it to the reality of the companies.
Keywords: Key performance indicators. Measuring systems. MPE. KPI
TCC: ANÁLISE DE PROCESSOS EM LOJA VAREJISTA – ESTUDO DE GARGALOS E PROPOSTA DE MELHORIAS
Autores: Fernando Rabello Biazatti; João Vitor Correia Crespo Cordeiro. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 3 de Julho de 2019. O aumento da competitividade entre as empresas no mercado atual fez com que surgisse a necessidade de se buscar excelência e melhorias nos processos internos das organizações. Este trabalho tem como objetivo […]
28 maio 2020
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TCC: ANÁLISE DE PROCESSOS EM LOJA VAREJISTA – ESTUDO DE GARGALOS E PROPOSTA DE MELHORIAS
Autores: Fernando Rabello Biazatti; João Vitor Correia Crespo Cordeiro.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 3 de Julho de 2019.
O aumento da competitividade entre as empresas no mercado atual fez com que surgisse a necessidade de se buscar excelência e melhorias nos processos internos das organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar e propor melhorias aos processos de uma Loja Varejista de Moda com 20 funcionários situada na cidade de Guarapari-ES. Para tal, foram aplicados métodos e conceitos provenientes da área de Gestão de Qualidade Total somados às entrevistas com o quadro de colaboradores a fim de traçar o atual cenário da organização. O resultado da análise apresentou atividades gargalos no processo da Loja e a inexistência de um organograma. A partir disso, foi proposto o redesenho dos processos objetivando distribuir as atividades gargalo entre as funções da loja e a criação da estrutura de responsabilidades da empresa. Ademais, as melhorias indicaram um novo cenário com maior foco no cliente e processos padronizados.
Palavras Chaves: Varejo, Mapeamento de Processo, Gestão da Qualidade Total, Ferramentas da Qualidade.
The increase in competitiveness among companies in the current market has created the need to seek excellence and improvements in the internal processes of organizations. This work aims to analyze and propose improvements to the processes of a fashion retail store with 20 employees located in the city of Guarapari, Brazil. To do this, methods were applied from the Total Quality Management area added to the interviews with the staff in order to outline the organization’s current scenario. The result of the analysis has shown critical activities in the process of the store and the absence of an chart. From this conclusion, the redesign of the processes aiming to distribute the critical activities between the roles of the store and the creation of the company’s responsibilities structure was proposed. Moreover, the improvements indicated a new scenario with bigger focus on the customer and on standardized processes.
Key words: Retail, Process Mapping, Total Quality Management, Quality Tools.
TCC: IMPLANTAÇÃO DA HOLACRACIA NO NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL/UFES: UM ESTUDO DE CASO
Autores: Arthur Torres Beloti; Matheus Camargo Pellanda. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 1 de Julho de 2019. Historicamente, é possível perceber que novos modelos organizacionais surgiram como reflexos da evolução da consciência humana. Eventualmente, esses modelos atingem seus limites e acredita-se que os atuais já não atendem às necessidades do homem […]
28 maio 2020
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TCC: IMPLANTAÇÃO DA HOLACRACIA NO NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL/UFES: UM ESTUDO DE CASO
Autores: Arthur Torres Beloti; Matheus Camargo Pellanda.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 1 de Julho de 2019.
Historicamente, é possível perceber que novos modelos organizacionais surgiram como reflexos da evolução da consciência humana. Eventualmente, esses modelos atingem seus limites e acredita-se que os atuais já não atendem às necessidades do homem moderno. Neste contexto, organizações dinâmicas e autogerenciadas surgiram e a Holacracia se apresentou como um modelo para organizações que buscam essas características. À vista disso, este trabalho tem como objetivo entender como aconteceu a implementação da Holacracia no Núcleo de Cidadania Digital da UFES (NCD) e quais foram os resultados alcançados. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com a entrevista de membros e ex-membros, além de uma análise documental. O trabalho, antes e depois da implementação da Holacracia foi, então, caracterizado, assim como o momento de implementação. A opinião dos entrevistados em relação a questões como a adaptação à autogestão e à Holacracia também foi descrita. Os resultados indicaram que parte das propostas do novo modelo, como os modelos de reuniões, a transparência organizacional e a definição clara das responsabilidades e autoridades dos papéis já estão bem internalizadas e suas consequências são percebidas. Por outro lado, a falta da completa compreensão sobre a autonomia concedida aos papéis e uma dificuldade pontual percebida referente a identificação e processamento de tensões relacionadas à governança mostram que existem desafios para que avanços maiores sejam alcançados. Assim, foi possível concluir que, embora a Holacracia tenha trago diversos benefícios, o NCD ainda não usufrui de seu completo potencial.
Palavras-chave: Implementação da Holacracia. Governança. Projeto de extensão. Modelos organizacionais.
Historically, it is possible to realize that new organizational models have emerged as reflections of the evolution of human consciousness. Eventually, these models reach their limits and it is believed that the current ones no longer meet the needs of modern man. In this context, dynamic and self-managed organizations have emerged and Holacracy has presented itself as a model for organizations that seek these characteristics. In this view, this work aims to comprehend how the implementation of Holacracy in the Núcleo de Cidadania Digital da UFES (NCD) happened and what were the results achieved. For this, a case study was conducted, with the interview of current and former trainees. A documentary analysis was also conducted. The work, before and after the implementation of Holacracy, was then characterized, as well as the implementation period. The general opinion of the interviewees on issues such as adaptation to self-management and Holacracy itself has also been described. The results indicated that some of the proposals of the new model, such as the meeting templates, organizational transparency and clear definition of roles and responsibilities are already well internalized and their consequences are perceived. On the other hand, the lack of fully understanding of the autonomy given to the roles and a perceived difficulty in identifying and processing governance-related tensions show that there are challenges for further progress. Thus, although NCD has already benefited from the new organizational model, it still hasn’t reached Holacracy’s full potential.
Key-words: Holacry’s Implementation. Governance. Extension project. Organizational models.
TCC: INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Autoras: Atainara de Fatima Giuriato; Luiza Emanuela Baier Galon. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 11 de Dezembro de 2018. Mudanças no sistema de gestão das organizações são influenciadas diretamente pela cultura ali instaurada, que pode facilitar ou dificultar sua execução. À vista disso, o objetivo deste estudo de caso é identificar […]
11 dez 2018
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TCC: INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Autoras: Atainara de Fatima Giuriato; Luiza Emanuela Baier Galon.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 11 de Dezembro de 2018.
Mudanças no sistema de gestão das organizações são influenciadas diretamente pela cultura ali instaurada, que pode facilitar ou dificultar sua execução. À vista disso, o objetivo deste estudo de caso é identificar questões relacionadas à influência da cultura organizacional na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), utilizando como referência a norma ABNT NBR ISO 9001:2015, em um escritório de advocacia tradicional, identificando vantagens e desvantagens, pontos dificultadores e facilitadores e mudanças relacionadas. Neste sentido, são identificadas as principais barreiras encontradas à sua implantação, de modo a contribuir para que outros escritórios utilizem esse conhecimento gerado e possam utilizá-lo ao buscar o diferencial competitivo que um SGQ proporciona. Para atingir esse objetivo foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa fundamentada na observação de uma realidade única, configurando-se como estudo de caso único, por meio de diagnóstico cultural e análise anterior e posterior à implantação do SGQ. Constatou-se que, para que a implantação de um novo sistema de gestão resulte em benefícios para a organização, uma mudança cultural é necessária visto que os aspectos tradicionais da cultura, como alta dependência em nível hierárquico, ausência da utilização de ferramentas de gestão e resistência à inovação, se apresentam como influência negativa na sua realização, e outros fatores como possuir um sistema informatizado interno e um fluxo determinado das atividades de cada processo favorecem a implantação, fazendo com que existam diferentes percepções das mudanças de acordo com as características de cada grupo.
Palavras-chave: Cultura organizacional. Gestão da qualidade. Advocacia. Mudança cultural.
Changes in the management system of organizations are directly influenced by the organization’s culture, which can make its implementation easier or harder. Keeping this in mind, this case study identifies issues related to the influence of the organizational culture in the implementation of a Quality Management System (QMS), using as reference the ISO 9001: 2015 standard ABNT NBR in a traditional law company, identifying advantages and disadvantages, points that makes things harder and easier and related changes. In addition, the main barriers encountered in its realization are identified, in order to help other offices to use this generated knowledge and to seek this competitive differential that is provided by an QMS. For this, a qualitative research methodology was adopted based on the observation of a unique reality, being configured as a single case study, through a cultural diagnosis and analysis before and after the implementation of the QMS. It was realized that, for the implementation of a new management system to result in benefits for the organization, a cultural change is necessary since the traditional aspects of the culture such as: high dependence of hierarchical level, lack of using management tools and innovation endurance, present themselves as negative influence in its realization. Besides that, another factors like owning a modern internal digital system and a well determined flow of activities of each process, helps the implementation, causing different perceptions of the changes according to the characteristics of each group.
Keywords: Organizational culture. Quality management. Advocacy. Cultural change.
Artigo: Gestão do Conhecimento para Promoção do Desenvolvimento Pleno de Crianças de Comunidade de Baixa Renda: Uma Experiência Com o Uso de SMS
O desenvolvimento pleno de uma criança é multidimensional. Ele envolve aspectos biológicos, cognitivos e socioemocionais. Crianças de baixa renda que vivem em periferias das grandes cidades geralmente são privadas do seu desenvolvimento pleno seja por deficiências em um, dois ou até mesmo os três aspectos combinados. Ações de formação parental presenciais têm se mostrado eficazes […]
22 nov 2018
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Artigo: Gestão do Conhecimento para Promoção do Desenvolvimento Pleno de Crianças de Comunidade de Baixa Renda: Uma Experiência Com o Uso de SMS
O desenvolvimento pleno de uma criança é multidimensional. Ele envolve aspectos biológicos, cognitivos e socioemocionais. Crianças de baixa renda que vivem em periferias das grandes cidades geralmente são privadas do seu desenvolvimento pleno seja por deficiências em um, dois ou até mesmo os três aspectos combinados. Ações de formação parental presenciais têm se mostrado eficazes em reverter esse quadro mas tem alcance limitado. Neste trabalho, investigamos o efeito do envio de mensagens de texto via SMS com informações qualificadas e acessíveis para pais e mães de uma comunidade de baixa renda. Foi desenvolvida plataforma para gestão de mensagens e usuários que possibilita o envio programado à comunidade pré-definida no sistema, denominado SMS Criança. Para este estudo foram cadastrados 31 pais ou responsáveis de crianças entre 6 e 13 anos de idade pertencentes a um Centro Comunitário que atende crianças de baixa renda no contraturno escolar. Para chegar a essa solução, usou-se a metodologia de co-criação denominada Design Centrado no Ser Humano. O envio das mensagens foi feito em duas etapas e mudanças de comportamento foram avaliadas por meio de questionários padronizados e avaliação de impacto participativa (PIA). Do conjunto inicial de participantes, foram válidas as respostas de 12 participantes para avaliação estatística via questionários. Os resultados encontrados na avaliação quantitativa e qualitativa do questionário foram divergentes, o que estimulou a busca de melhor entendimento das mudanças, se ocorridas, na parentalidade exercida pelas 12 participantes que concluíram o ciclo de avaliação estatística por meio da PIA. Os resultados indicaram mudanças de comportamento das responsáveis com seus filhos de maneira geral, bem como mudanças mais específicas como ensinar algo para os filhos e promover prática de esportes, mudanças estas que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Ficou evidenciada a alta aceitação do SMS Criança como fonte confiável de dicas e ajuda. A hipótese inicial de aplicação de ferramenta de envio de mensagens informativas para pais e responsáveis como promotora de melhoria da parentalidade e consequente favorecimento ao desenvolvimento pleno das crianças em contexto de baixa renda foi validada.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil; comunidade de baixa renda; tecnologia da informação; SMS; avaliação participativa.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE SERVIÇO DE MENSAGENS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Miriam Pinto: miriammagdalapinto@gmail.com Rosana Suemi Tokumaru: suemitokumaru@gmail.com Lhais Corradi Gaigher: lhais.gaigher@gmail.com Como promover o desenvolvimento pleno de crianças de baixa renda? O SMS Criança é um sistema de envio de mensagens de texto do tipo ‘dicas’ profissionais com linguagem simples desenvolvido utilizando a metodologia de co-criação denominada Design Centrado no Ser Humano. Para avaliar se […]
19 out 2018
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AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE SERVIÇO DE MENSAGENS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Miriam Pinto: miriammagdalapinto@gmail.com
Rosana Suemi Tokumaru: suemitokumaru@gmail.com
Lhais Corradi Gaigher: lhais.gaigher@gmail.com
Como promover o desenvolvimento pleno de crianças de baixa renda? O SMS Criança é um sistema de envio de mensagens de texto do tipo ‘dicas’ profissionais com linguagem simples desenvolvido utilizando a metodologia de co-criação denominada Design Centrado no Ser Humano. Para avaliar se tal solução gera impacto nas famílias e, em particular, na vida das crianças, por meio de parceria com um Centro Comunitário que atende crianças de baixa renda no contraturno escolar, mensagens semanais foram enviadas para os pais ou responsáveis de 31 crianças entre 6 e 13 anos de idade ao longo de 4 meses de 2017, que aceitaram participar do estudo. Para avaliação do impacto produzido foram utilizados questionários de avaliação validados na área da psicologia que abordaram os construtos: perfil socioeconômico dos participantes, qualidade da interação familiar, suporte social e atividades em família além de perguntas relacionadas ao envio das mensagens e seus impactos especificamente. Do conjunto
inicial de participantes, foram válidos para tratamento dos dados 12 deles. Os resultados não revelaram impacto em qualquer dos três construtos. No entanto, a avaliação qualitativa indicou total satisfação dos participantes com o serviço. Essa diferença dos resultados encontrados requer mais investigação para ser esclarecida.
Palavras-chave: impacto social, metodologia de co-criação, Desenvolvimento de produto
Como escolher a melhor metodologia para avaliar o impacto social da sua iniciativa?
Iniciativas com Impacto Social (IIS) podem ser organizações, programas ou projetos que visam promover impacto social positivo através de mudança significativa na sociedade. Porém, apesar da expectativa positiva de resultados, efeitos negativos podem ocorrer. É crucial, portanto, a adoção de Metodologias de Avaliação de Impacto (MAI) pelas IIS para mensurar e compreender o efeito real […]
5 jul 2018
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Como escolher a melhor metodologia para avaliar o impacto social da sua iniciativa?
Iniciativas com Impacto Social (IIS) podem ser organizações, programas ou projetos que visam promover impacto social positivo através de mudança significativa na sociedade. Porém, apesar da expectativa positiva de resultados, efeitos negativos podem ocorrer. É crucial, portanto, a adoção de Metodologias de Avaliação de Impacto (MAI) pelas IIS para mensurar e compreender o efeito real de seus esforços. Diversas MAI estão disponíveis mas, faltam mecanismos que auxiliem a identificação e seleção da(s) mais adequada(s). Este trabalho contribui para fechar essa lacuna de conhecimento ao propor estrutura que orienta a seleção de MAI. São onze MAI selecionadas por pesquisa bibliográfica e consulta a IIS. Usando as dimensões: tipo de metodologia (estrutural ou operacional) e tipo de IIS (organizações governamentais, empresas, negócios com impacto social e organizações não governamentais); propusemos fluxograma que guia a seleção de MAI, ajustado após uso e feedback de responsáveis por IIS.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologias de avaliação. Impacto social. Avaliação de impacto. Validação de estrutura. Fluxograma.
TCC: DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO (HCD) E DESIGN SPRINT: AVALIAÇÃO DO SEU USO COMBINADO NAS FASES INICIAIS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO
Autor: Lucas Lorenzon de Aragão. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 26 de Julho de 2017. Na maior parte do século XX a inovação foi entendida como um processo linear e fechado. Hoje entende-se que ela é produto de diversas interações entre diferentes stakeholders não só internos, como externos às organizações. Essa […]
14 set 2017
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TCC: DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO (HCD) E DESIGN SPRINT: AVALIAÇÃO DO SEU USO COMBINADO NAS FASES INICIAIS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO
Autor: Lucas Lorenzon de Aragão.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 26 de Julho de 2017.
Na maior parte do século XX a inovação foi entendida como um processo linear e fechado. Hoje entende-se que ela é produto de diversas interações entre diferentes stakeholders não só internos, como externos às organizações. Essa mudança de paradigma veio acompanhada pelos conceitos de inovação direcionada pelo usuário e inovação aberta, como novos caminhos para alcançar a inovação em meio a um cenário cada vez mais competitivo e incerto. Diante disso, tem sido um desafio para as empresas gerenciar seus processos de inovação de forma eficaz. Surgem então diversas metodologias centradas no usuário, bem como combinações tem sido propostas para facilitar esses processos. Dentre elas, o Design Centrado no Ser Humano, com grande foco no usuário, aliado ao Design Sprint, com processos estruturados de ideação e prototipação que ainda não foram objeto de discussão na literatura. Por isso, este trabalho investiga a sua combinação no desenvolvimento de uma ideia nascente do ramo de aprendizagem online. O resultado dessa aplicação é discutido e avaliado, produzindo-se um quadro comparativo que facilita o entendimento dos principais pontos de melhoria na combinação das duas metodologias e permitindo o desenvolvimento de uma proposta otimizada ao incluir alguns métodos do HCD na fase de prototipação do Design Sprint.
Palavras-chave: Design Sprint. Design Centrado no Ser Humano. Inovação centrada no usuário.
In most of the twentieth century innovation was understood as a linear and closed process. Today it is understood that it is the product of diverse interactions between different stakeholders, not only internal, but external to organizations. This paradigm shift was accompanied by the concepts of user-driven innovation and open innovation, as new ways to achieve innovation amidst an increasingly competitive and uncertain scenario. Given this, it has been a challenge for companies to manage their innovation processes effectively. Several user-centered methodologies emerge as well as combinations have been proposed to facilitate these processes. Among them, Human Centered Design, with a great focus on the user, allied to Design Sprint, with structured processes of ideation and prototyping, have not yet been discussed in the literature. Therefore, in this work I investigate their combination in the development of an e-learning idea. The result of this application is discussed and evaluated, producing a comparative table that facilitates the understanding of the main points of improvement in the combination of the two methodologies and allowing the development of an optimized proposal by including some HCD methods in the Design Sprint prototyping phase.
Keywords: Design Sprint. Human Centered Design. User Centered Innovation.
TCC: VIABILIZANDO NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIOS
Autoras: Juliana Leal Machado; Livia Maria Marini Silva. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 1 de agosto de 2017. Negócios sustentáveis são aqueles que geram resultados econômicos, sociais e ambientais positivos ao mesmo tempo. Estes modelos de negócio estão sendo cada vez mais adotados uma vez que a humanidade está passando por […]
14 set 2017
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TCC: VIABILIZANDO NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIOS
Autoras: Juliana Leal Machado; Livia Maria Marini Silva.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 1 de agosto de 2017.
Negócios sustentáveis são aqueles que geram resultados econômicos, sociais e ambientais positivos ao mesmo tempo. Estes modelos de negócio estão sendo cada vez mais adotados uma vez que a humanidade está passando por um período de transição, exigindo melhores soluções para os problemas atuais como o aquecimento global e a desigualdade social. O objetivo deste trabalho é propor a utilização do Canvas de Modelo de Negócios como instrumento de potencialização de negócios sustentáveis, buscando reduzir a mera perspectiva economicista, avançando nas estratégias de divulgação e entendimento dos benefícios socioambientais do negócio. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e análise crítica de propostas de Canvas de Modelo de Negócios Sustentáveis presentes na literatura. Utilizou-se uma ferramenta da metodologia TRIZ para definição do problema e foram feitas entrevistas com especialistas no assunto a fim de verificar a existência de uma cadeia de clientes que têm interesse legítimo na geração de impactos sociais e ambientais positivos. Após a aplicação da estrutura para exemplos reais de negócios sustentáveis, concluiu-se que o Canvas de Modelo de Negócios mostra-se suficiente para englobar os valores socioambientais e seus efeitos, sendo necessária apenas uma inovação na perspectiva sobre como trazer os negócios sustentáveis para o Canvas. Foram elaboradas orientações de preenchimento, como o uso de cores diferentes para os três aspectos da sustentabilidade e a identificação da influência dos possíveis clientes sobre os demais blocos do Canvas, o que facilita a incorporação dos aspectos sociais e ambientais e possibilita expandir a rede de parcerias, viabilizando a utilização deste para negócios sustentáveis.
Palavras-chave: Canvas de Modelo de Negócios. Negócios Sustentáveis. Sustentabilidade.
Sustainable Businesses are those that provide positive economic, social and environmental outcomes at the same time. These business models are increasingly being adopted as humanity is undergoing a transition period, demanding better solutions to current problems such as global warming and social inequality. The goal of this work is to propose the use of the Business Model Canvas as an instrument for the enhancement of sustainable business, seeking to reduce the mere economistic perspective, advancing the strategies of dissemination and understanding of the socio-environmental benefits of the business. A literature review and critical analysis of proposed Sustainable Business Models were carried out. We also used part of the TRIZ methodology to define the problem and interviewed experts in the subject to verify the existence of a chain of clients that has a legitimate interest in generating positive social and environmental impacts. After the application of the structure for real examples of sustainable businesses, it was concluded that the Business Model Canvas is sufficient to encompass socio-environmental values and their effects, requiring only an innovation in the perspective on how to bring sustainable businesses to the Canvas. Fill-in guidelines were developed, such as the use of different colors for the three aspects of sustainability and the identification of potential customers’ influence on the Canvas blocks, which facilitates the incorporation of social and environmental aspects and enables the development of a larger network of partnerships, enabling its use for sustainable business.
Keywords: Business Model Canvas. Sustainable Business. Sustainability.
Inovar é …
Criar, propor ideias e dar um jeito de materializá-las de alguma forma para, então, experimentar e entender como os outros as recebem, se elas são úteis e valiosas e, se não são, o que mudar, até que sejam. E aí, quando tiver aprendido o suficiente sobre a ideia, já bem diferente daquela inicial, e souber […]
28 jul 2017
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Inovar é …
Criar, propor ideias e dar um jeito de materializá-las de alguma forma para, então, experimentar e entender como os outros as recebem, se elas são úteis e valiosas e, se não são, o que mudar, até que sejam. E aí, quando tiver aprendido o suficiente sobre a ideia, já bem diferente daquela inicial, e souber o que deve fazer, e para quem, empreender fazendo com que a ideia, transformada em realidade, habite este mundo.
Então, tudo começa no mundo mental?
Começa. A criação, as novas ideias nascem no pensamento, na imaginação, de alguém. Pode ser, e isso acontece com a grande maioria delas, que vivam apenas como ideias e, algumas mais rapidamente que outras, morram como ideias. Mas, de qualquer forma, de onde elas vêm? Lembrando do que escreveu Steve Johnson no super badalado livro De onde vêm as boas ideias, eu diria que elas nascem de duas maneiras: uma evolutiva e lenta, como resultado de uma sequência longa de ideias que foram se transformando umas nas outras e uma explosiva, como resultado de “colisões” entre outras ideias que “andavam” por ali. Mas de um jeito ou de outro, quanto mais ideias estiverem “andando”, “povoando o mundo mental” de alguém, mais chances de ali nascerem boas ideias.
Assim sendo, para se ter mais chances de ser criativo e ter boas ideias, variedade e atenção podem ser as duas chaves. Muitos e variados pensamentos vem do contato e conversas com pessoas diferentes, leitura diversificada, idas ao cinema, poesia, música, contemplação, meditação, e mais conversas, e viagens, imagens, sons, sabores e odores, e mais conversas e mais reflexão sobre os sentimentos e sensações que tudo isso provoca. Uma leitura que pode ser especialmente útil quando se trata de estimular a criação é o livro Creativity in Business de Igor Byttebier e Ramon Vullings que reúne muitas técnicas para estimular a criatividade.
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Patente – Caçamba para a coleta e descarga de materiais
Durante o todo o projeto Housing Manufacturing Water(HMW), alguns desdobramentos geraram marcas e patentes de invenções ou processos criados por seus participantes. Patente Caçamba para coleta e descarga de materiais
7 jul 2017
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Patente – Caçamba para a coleta e descarga de materiais
Durante o todo o projeto Housing Manufacturing Water(HMW), alguns desdobramentos geraram marcas e patentes de invenções ou processos criados por seus participantes.
Patente Caçamba para coleta e descarga de materiais
Não dá para inovar sem humildade.
Eu vivo em um ambiente em que ouço a palavra inovação durante todo o dia, muitas vezes, em muitos contextos diferentes. Sou professora universitária da área de gestão da inovação, estou à frente de um grupo de pesquisa em inovação sustentável e presido uma associação sem fins lucrativos para promoção da inovação visando tornar nossa […]
26 jun 2017
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Não dá para inovar sem humildade.
Eu vivo em um ambiente em que ouço a palavra inovação durante todo o dia, muitas vezes, em muitos contextos diferentes. Sou professora universitária da área de gestão da inovação, estou à frente de um grupo de pesquisa em inovação sustentável e presido uma associação sem fins lucrativos para promoção da inovação visando tornar nossa cidade mais inteligente e mais humana. Não podia ser diferente!
Eu falo e ouço essa palavra a toda hora. Parece que virou pano de fundo da minha vida, e a gente não costuma prestar atenção nos “panos de fundo”. Simplesmente estão ali e pronto.
Quando comecei a escrever este texto me perguntei: o que eu já aprendi sobre isso que não li em nenhum lugar, que ninguém me contou, que eu aprendi com a vivência?
E a resposta que encontrei foi: não dá para inovar sem humildade!
Por que?
Para começar, vem a motivação. Por que as pessoas querem inovar? Para que se aventuram no desafio de trazer algo novo ao mundo? O que desperta esse desejo?
Pode ser que você ache que isso é óbvio: para faturar mais, para oferecer um produto ou serviço que ninguém está oferecendo e ganhar mais com isso, para ser mais competitivo no mercado. E por aí vai. Ou talvez você esteja entre aqueles que querem inovar para ajudar pessoas, para criar um mundo melhor para quem já está por aqui, para as próximas gerações, para o planeta. E por aí vai.
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Desafios da Habitação de Interesse Social: Território do Bem
O diálogo franco entre academia, sociedade e poder público tem potencial para ser profundamente transformador para todos os que dele participam. Criar uma oportunidade concreta para que tal diálogo acontecesse foi o objetivo do encontro entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha, representantes políticos e técnicos da Prefeitura Municipal de Vitória e lideranças comunitárias e […]
21 mar 2017
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Desafios da Habitação de Interesse Social: Território do Bem
O diálogo franco entre academia, sociedade e poder público tem potencial para ser profundamente transformador para todos os que dele participam. Criar uma oportunidade concreta para que tal diálogo acontecesse foi o objetivo do encontro entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha, representantes políticos e técnicos da Prefeitura Municipal de Vitória e lideranças comunitárias e moradores do chamado “Território do Bem” realizado em abril de 2014, em Vitória, Espírito Santo.
O “Encontro Brasil e Alemanha: Soluções para o Território do Bem” foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental no próprio Território, uma área de habitação de interesse social que ocupa dois morros e seus entornos na porção insular central do município de Vitória, onde vivem mais de 30 mil habitantes o que representa quase 10% da população do município.
O evento foi realizado pelo Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade. Colaboraram para sua realização os Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Saneamento da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha; a Prefeitura Municipal de Vitória, o Fórum Bem Maior de Líderes Comunitários do Território do Bem e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo.
O eixo condutor do encontro foi dar a cada ator participante a oportunidade de expressar sua visão das necessidades e possibilidades de intervenções urbanas, habitação, mobilidade e equipamentos públicos para o território visando promover o “bem viver” de modo amplo naquele espaço geográfico. A Prefeitura Municipal de Vitória atua sistematicamente na região desde o final da década de 1980 quando teve início o Projeto Terra e, portanto, tem conhecimento acumulado a respeito da problemática, do ponto de vista técnico, e experiência em planejamento, captação de recursos e execução de intervenções ali.
Portanto, contribuiu relatando essa experiência bem como o modus operandi, possibilidades e limitações de ações do poder público. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes realiza atividades de pesquisa e extensão ligadas ao Território há décadas e, particularmente, por intermédio da Profa. Dra. Clara Luiza Miranda, participou do projeto de cooperação internacional Housing, Manufacturing and Water – HMW com a Universidade Técnica de Berlim – TU Berlim ao longo de 2012 e 2013. Dentro do escopo do projeto HMW, professores e alunos das áreas de arquitetura e urbanismo, saneamento e engenharias da universidade alemã estudaram e propuseram soluções urbanísticas para o Território do Bem. Os grupos acadêmicos das duas universidades contribuíram apresentando os resultados obtidos durante o projeto HMW e também resultados de estudos anteriores e paralelos desenvolvidos na Ufes sobre o Território.
As lideranças e moradores dos oito bairros que compõem o Território do Bem, ou região Poligonal 1 de Vitória tem a experiência da vida ali e são aqueles com melhor possibilidade de julgamento prático das soluções apresentadas a partir dos resultados, sucessos e fracassos, de intervenções anteriores. Para o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR, a experimentação da colaboração interinstitucional para promoção da inovação tanto social quanto econômica é central. O LabTAR participou do projeto HMW com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes e a TU Berlim e entendeu que a transformação da realidade do Território apenas poderia se dar a partir do diálogo franco entre todas as partes interessadas, ou seja, os grupos acadêmicos, a comunidade do Território do Bem e a Prefeitura Municipal de Vitória. Foi esse entendimento que levou à realização do evento pelo LabTAR.
Miriam de Magdala Pinto
Modelo para Melhoria Contínua do Gerenciamento Estratégico (BSC)
Toda organização existe por um motivo, sua missão, e possui uma ambição, sua visão, motivadora de avanço e melhoria contínua. O conjunto formado por missão e visão e seus desdobramentos em objetivos estratégicos, táticos e operacionais que sinalizam o que se quer fazer, onde se pretende chegar e de que maneira é chamado de estratégia […]
10 nov 2016
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Modelo para Melhoria Contínua do Gerenciamento Estratégico (BSC)
Toda organização existe por um motivo, sua missão, e possui uma ambição, sua visão, motivadora de avanço e melhoria contínua. O conjunto formado por missão e visão e seus desdobramentos em objetivos estratégicos, táticos e operacionais que sinalizam o que se quer fazer, onde se pretende chegar e de que maneira é chamado de estratégia organizacional. Para que o planejado seja realidade é necessária a implantação de sistemas de monitoramento e controle, e de ajustes contínuos pois como todo organismo vivo, as organizações precisam se ajustar a alterações no ambiente externo e às mudanças internas que elas experimentam no processo de amadurecimento normal que alteram seus interesses, entendimentos, modos de agir. Esse processo contínuo de implantação, monitoramento e atualização da estratégia organizacional é chamado de gerenciamento estratégico.
Bruno Mannato Angius
TCC: PROPOSIÇÃO DE ESTRUTURAS PARA SELEÇÃO DE METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL
Autora: Larissa Honorato Veronez. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 1 de setembro de 2016. Diversas Iniciativas com Impacto Social (IIS), sejam empreendimentos, projetos ou programas realizados por organizações sociais e comerciais, buscam melhorias nas diversas esferas do cotidiano das pessoas, principalmente aqueles em condições de maior vulnerabilidade. A avaliação dos impactos […]
5 set 2016
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TCC: PROPOSIÇÃO DE ESTRUTURAS PARA SELEÇÃO DE METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL
Autora: Larissa Honorato Veronez.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 1 de setembro de 2016.
Diversas Iniciativas com Impacto Social (IIS), sejam empreendimentos, projetos ou programas realizados por organizações sociais e comerciais, buscam melhorias nas diversas esferas do cotidiano das pessoas, principalmente aqueles em condições de maior vulnerabilidade. A avaliação dos impactos sociais por elas causados tem motivado inúmeros estudos tendo em vista a necessidade, tanto dos financiadores, quanto dos operadores das ações de entender e mensurar o efeito real de seus esforços. Ademais, apesar da expectativa positiva dos resultados das IIS, podem ocorrer efeitos não esperados pelos seus idealizadores. Para melhor entender os impactos sociais causados faz-se necessária a adoção de metodologias específicas de avaliação de impacto social. Atualmente, há um número significativo de metodologias para avaliação de impacto disponível, porém, há uma carência de informações estruturadas que auxiliem os interessados, sejam eles os financiadores ou os proponentes das iniciativas, a identificar e selecionar a(s) metodologia(s) mais adequada(s) para seu caso específico. Dessa forma, este trabalho propõe-se a contribuir para o fechamento desta lacuna de conhecimento ao propor uma estrutura que facilite a seleção de metodologias de avaliação de impacto social. As metodologias que compõem a estrutura proposta foram selecionadas por meio de pesquisa bibliográfica. A análise do conjunto de metodologias identificadas levou à proposição de uma estrutura no formato de fluxograma. A estrutura proposta foi validada por meio de entrevistas com idealizadores e avaliadores de iniciativas sociais. Como resultado, apresenta-se a estrutura para identificação de metodologias mais apropriadas para avaliação de impacto social tendo em vista seus objetivos, a necessidade de estruturação de um sistema de informações e a perspectiva do interessado na avaliação: social ou comercial.
Palavras-chave: projetos sociais, negócios com impactos sociais, negócios sociais, negócios inclusivos, base da pirâmide, BoP, política pública, metodologias de avaliação, impacto social.
Many Social Impact Initiatives – IIS (Iniciativas com Impacto Social) whether business, projects or programs idealized by organizations, for-profit or not, seek social improvement. Their social impact evaluation has been reason for a wide range of studies, regarding the needs by sponsors as well of the engaged developers of understanding and measurement of the real effect of their effort. In addition, although IIS impacts expectations are positive, it may occur effects that are unexpected by the idealizers. The adoption of specific social impact evaluation methods is necessary for better understanding of the social impacts caused. Nowadays there are a significant number of methodologies available, however there is a lack of structured information to aid interested people, either sponsors or proponents of the initiative, to identify and select the most adequate methodology for their specific case. In this matter, this work proposes a contribution for closing this gap of knowledge by a structure that facilitates the selection of methodologies for social impact evaluation. The methods that compose the proposed structure were selected by bibliographic research. The analyses of the methodologies identified led to a structure in a flowchart format. The proposed structure was validated by interviews with idealizers and evaluators of social initiatives. As a result, it is presented a structure for identification of the most appropriated methodology for social impact evaluation considering the goals, the need of a structured information system and the involved organization perspective.
Keywords: social projects, business of social impact, social business, inclusive business, base of pyramid, BoP, public policy, assessment methodologies, social impact.
Registro de marca – Conecteideias
Durante o todo o projeto do Conecteideias, alguns desdobramentos geraram marcas e patentes de invenções ou processos criados por seus participantes. Marca Conecteideias Programa Conecteideias
23 jul 2016
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Registro de marca – Conecteideias
Durante o todo o projeto do Conecteideias, alguns desdobramentos geraram marcas e patentes de invenções ou processos criados por seus participantes.
Marca Conecteideias
Programa Conecteideias
Towards a Requirements Engineering Process for Innovative Software: Learning with the ConecteIdeias Case
For many years, Requirements Engineering has been regarded as a crucial phase of software development, because it is responsible to collect from the stakeholders and model the purposes of the system to be. Consequently, lots of research results have been accumulated over the years concerning approaches to elicit and model requirements. However, eliciting and modeling requirements for innovative software, for […]
25 maio 2016
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Towards a Requirements Engineering Process for Innovative Software: Learning with the ConecteIdeias Case
For many years, Requirements Engineering has been regarded as a crucial phase of software development, because it is responsible to collect from the stakeholders and model the purposes of the system to be. Consequently, lots of research results have been accumulated over the years concerning approaches to elicit and model requirements. However, eliciting and modeling requirements for innovative software, for which no determined stakeholder is defined, are still open research issues. This is due to the very nature of innovation, which asks for new ways of thinking and generating software products. This paper aims at presenting the RE process which led to the development of a web-based social network named ConecteIdeias. This social network is aimed at supporting people on creating new ideas and solutions to change social reality in the place where they live. Besides briefly presenting the social network and thoroughly describing the process, this paper also presents some lessons learned and good practices gathered throughout the process execution. The long term goal of this research is to propose a general RE process for the development of innovative software.
Referência: Renata Guizzardi, Marcos Accioly, Letícia P. Fonseca, Roberta L. Gomes, Miriam M. Pinto. Towards a Requirements Engineering Process for Innovative Software: Learning with the ConecteIdeias Case. In XIX Iberoamerican Conference on Software Engineering, Requirements Engineering Track, Quito, Ecuador, Abril, 2016.
This work was conducted from 2011–13 as part of the ‘Housing- Manufacturing-Water for the Urban Poor’ project. See http://www.hmw.tu-berlin.de. In the past decade, grassroots organisations, as community-based and self- organised movements, have emerged in Brazil to deal with existing massive urban inequalities, especially in relation to the living conditions in ‘favelas’. Today, these movements and […]
8 maio 2016
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This work was conducted from 2011–13 as part of the ‘Housing- Manufacturing-Water for the Urban Poor’ project. See http://www.hmw.tu-berlin.de. In the past decade, grassroots organisations, as community-based and self- organised movements, have emerged in Brazil to deal with existing massive urban inequalities, especially in relation to the living conditions in ‘favelas’. Today, these movements and actors are working within network structures, engaging with new partners, in order to develop better support mechanisms.
TCC: ALINHAMENTO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL AO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO USANDO BSC
Autores: Lucas Louzada Santos. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em Julho de 2015. O presente estudo consiste na avaliação da utilização de ferramentas de gerenciamento operacional para auxiliar na gestão estratégica de um laboratório acadêmico que utiliza o Balanced Scorecard (BSC). As ferramentas de gerenciamento operacional implantadas foram duas: software de gerenciamento […]
8 maio 2016
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TCC: ALINHAMENTO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL AO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO USANDO BSC
Autores: Lucas Louzada Santos.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em Julho de 2015.
O presente estudo consiste na avaliação da utilização de ferramentas de gerenciamento operacional para auxiliar na gestão estratégica de um laboratório acadêmico que utiliza o Balanced Scorecard (BSC). As ferramentas de gerenciamento operacional implantadas foram duas: software de gerenciamento de tarefas e quadro de gestão à vista. Foram analisadas outras duas ferramentas implantadas previamente no laboratório: reuniões semanais e atas de reunião. A avaliação do impacto do uso das ferramentas foi feita com base nos indicadores de desempenho definidos no BSC e pesquisa com os usuários. O software de gerenciamento das tarefas mostrou-se de grande utilidade para o amadurecimento gerencial da organização e avanço no cumprimento de sua estratégia. Os quadros de gestão à vista, no entanto, mostraram-se redundantes com o software tendo pouca adesão para uso e consulta tendo sido seu uso abandonado no final do período da avaliação. As reuniões semanais e leitura de atas de reuniões mostraram-se relevantes para a gestão operacional do laboratório. A utilização das ferramentas facilitou a execução das iniciativas BSC e dos demais projetos do laboratório bem como facilitou a coleta de dados de indicadores do BSC e ajudou no desenvolvimento da maturidade gerencial da organização.
Palavras-chave: gerenciamento operacional, gestão à vista, organização de pequeno porte.
TCC: PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DE UMA ORGANIZAÇÃO VIA BALANCED SCORECARD COM ESTABILIZAÇÃO DE MAPA E QUADRO ESTRATÉGICOS ATRAVÉS DE METODOLOGIA INTERATIVA
Autor: Túlio Mazzei Dias Ferreira. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em Julho de 2015. O presente trabalho consiste na proposição de um modelo para realizar o gerenciamento estratégico com Balanced Scorecard (BSC) de uma organização que também permita a identificação e realização de alterações necessárias no mapa e quadro estratégico BSC. A […]
8 maio 2016
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TCC: PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DE UMA ORGANIZAÇÃO VIA BALANCED SCORECARD COM ESTABILIZAÇÃO DE MAPA E QUADRO ESTRATÉGICOS ATRAVÉS DE METODOLOGIA INTERATIVA
Autor: Túlio Mazzei Dias Ferreira.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em Julho de 2015.
O presente trabalho consiste na proposição de um modelo para realizar o gerenciamento estratégico com Balanced Scorecard (BSC) de uma organização que também permita a identificação e realização de alterações necessárias no mapa e quadro estratégico BSC. A metodologia utilizada para a elaboração foi iterativa, se assemelhando a da pesquisa-ação (Thiollent, 2008). O modelo proposto consiste em seis etapas: medição de indicadores, compilação das medições, análise macro, análise micro, revisão de metas e iniciativas e definição de iniciativas e planos de ação.A melhoria do desempenho estratégico ocorre por meio da definição de iniciativas com planos de ação vinculados e o controle da execução dos mesmos. Para definição dos pontos críticos a serem priorizados na elaboração de iniciativas e planos de ação, se introduz o critério do caminho crítico da estratégia. A revisão do mapa, por sua vez, ocorre em duas etapas denominadas análise macro e análise micro, diferencial do modelo em relação à bibliografia revisada. O trabalho contemplou três ciclos avaliativos do BSC realizados em um período total de quatorze meses em uma organização não lucrativa de pequeno porte. Neste tempo, observou-se uma melhoria no desempenho estratégico da organização (de 71% para 80%) e uma melhoria considerável no mapa e quadro estratégicos, que se tornaram mais simples, fidedignos e compreensíveis. Em adendo, a cada ciclo o número de alterações realizadas foi menor, indicando um aumento no grau de estabilização do mapa e do quadro. Tais resultados indicam a validade do modelo proposto. Sua eficácia, porém, só poderá ser atestada após uso em mais organizações durante maiores intervalos de tempo e mais ciclos avaliativos.
Palavras-chave: balanced scorecard, gestão estratégica, mapa estratégico, organização de pequeno porte.
Balanced Scorecard na Prática da Gestão de um Laboratório Acadêmico
O Balanced Scorecard (BSC), utilizado em todo seu potencial, é um sistema de gestão estratégica essencialmente utilizado por empresas. Entretanto, com adaptações, pode ser utilizado por Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). Seu uso, neste caso, ainda precisa ser mais bem investigado. O artigo relata a experiência e lições aprendidas com o BSC em um laboratório […]
8 maio 2016
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Balanced Scorecard na Prática da Gestão de um Laboratório Acadêmico
O Balanced Scorecard (BSC), utilizado em todo seu potencial, é um sistema de gestão estratégica essencialmente utilizado por empresas. Entretanto, com adaptações, pode ser utilizado por Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). Seu uso, neste caso, ainda precisa ser mais bem investigado. O artigo relata a experiência e lições aprendidas com o BSC em um laboratório acadêmico durante dezesseis meses. O processo incluiu planejamento inicial, três rodadas de medição de desempenho e revisão do planejamento. O principal resultado do processo foi o fortalecimento da identidade do laboratório. O BSC, com algumas alterações em relação ao modelo usado por empresas, mostrou-se adequado para definição coletiva da estratégia, fortalecimento da identidade do grupo envolvido, medição de desempenho e comunicação de resultados sem, no entanto, ter alcançado a maturidade de um sistema de gestão estratégica durante o período da experiência.
O trabalho completo pode ser encontrado clicando aqui.
Miriam Magdala Pinto
Bruno Mannato Angius
Identificação de um sistema de medição de desempenho para gestão de projetos em redes de colaboração
As redes de colaboração são formadas por entidades dos diversos segmentos da sociedade e vem ganhando visibilidade devido aos benefícios resultantes da interação de seus envolvidos. Para se tornarem competitivas e garantir o desempenho de seu negócio, as organizações em redes devem entregar produtos/serviços que cumpram os requisitos do cliente, seja em relação à qualidade, […]
8 maio 2016
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Identificação de um sistema de medição de desempenho para gestão de projetos em redes de colaboração
As redes de colaboração são formadas por entidades dos diversos segmentos da sociedade e vem ganhando visibilidade devido aos benefícios resultantes da interação de seus envolvidos. Para se tornarem competitivas e garantir o desempenho de seu negócio, as organizações em redes devem entregar produtos/serviços que cumpram os requisitos do cliente, seja em relação à qualidade, ao prazo ou ao custo. A pesquisa é exploratória e descritiva quanto aos fins, e bibliográfica quanto aos meios. Como resultados, a rede de colaboração Living Lab Habitat foi categorizada como Ambiente Associativo de Organizações Virtuais (AAOV) e o sistema de medição de desempenho Balanced Scorecard (BSC) foi o identificado para a gestão de projetos da rede.
Patrícia Alcântara Cardoso
Yasmin Mendes Davies
Larissa Honorato Veronez
Autoprodução e Produção Independente de Energia Elétrica a partir de Fontes Renováveis no Brasil
Estima-se que a demanda mundial por energia elétrica seja crescente devido principalmente ao aumento da população mundial, seu acesso a novas tecnologias e das exigências de eletricidade por número crescente dos aparatos tecnológicos tais como computadores e aparelhos celulares, para citar apenas alguns. A necessidade de geração de eletricidade por vias alternativas aos atuais sistemas […]
8 maio 2016
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Autoprodução e Produção Independente de Energia Elétrica a partir de Fontes Renováveis no Brasil
Estima-se que a demanda mundial por energia elétrica seja crescente devido principalmente ao aumento da população mundial, seu acesso a novas tecnologias e das exigências de eletricidade por número crescente dos aparatos tecnológicos tais como computadores e aparelhos celulares, para citar apenas alguns. A necessidade de geração de eletricidade por vias alternativas aos atuais sistemas centralizados é notória. A autoprodução e a produção independente de eletricidade são questões críticas em todo o mundo, inclusive no Brasil e são o objeto de estudo deste trabalho. Utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental analisamos a evolução do marco regulatório da indústria elétrica brasileira caracterizado, em sua história recente, pela transição do modelo de monopólio estatal para o modelo de mercado.
Focalizamos as fontes renováveis de energia devido ao imperativo de sustentabilidade ambiental deste início do Século XXI. Identificamos que o papel dos autoprodutores e produtores independentes consiste em diversificar a matriz energética, aumentar a competitividade do segmento de geração de energia e reduzir custos de transmissão, uma vez que as unidades geradoras podem ser instaladas próximas aos centros consumidores. Contudo, esses agentes encontram entraves severos a sua atividade tais como a falta de clareza do marco regulatório e ausência de uma política institucional voltada para o seu desenvolvimento.
Ana Luiza Souza Mendes
Míriam de Magdala Pinto
Habitat Living Lab, red de innovación social y tecnológica
El Habitat Living Lab es una red de organizaciones que busca desarrollar y aplicar tecnologías amigables al medio ambiente, generando mejoras en las condiciones habitacionales de comunidades de bajos ingresos. Este artículo relata la formación del Habitat, impulsado originalmente por una ONG y relacionándose luego con la universidad. La maduración de las relaciones entre comunidad, […]
8 maio 2016
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Habitat Living Lab, red de innovación social y tecnológica
El Habitat Living Lab es una red de organizaciones que busca desarrollar y aplicar tecnologías amigables al medio ambiente, generando mejoras en las condiciones habitacionales de comunidades de bajos ingresos. Este artículo relata la formación del Habitat, impulsado originalmente por una ONG y relacionándose luego con la universidad. La maduración de las relaciones entre comunidad, ONG y universidad llevó a la formalización del Habitat, y su ingreso en 2010 a la Red Europea de Living Labs (ENoLL). En este contexto fue creado el Laboratorio de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração (LabTAR) para fomentar la práctica y reflexión de proyectos en red.
Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) se tornaron, entonces, relevantes para promover la interacción entre todos los grupos involucrados en la iniciativa. El caso de Habitat Living Lab revela que este modelo es viable. El trabajo de la ONG ha producido innovación social, pero los proyectos de innovación tecnológica iniciados en 2010 todavía siguen en curso. Entre los elementos que resultaron claves en el funcionamiento de este Living Lab se destacan la organización comprometida con el desarrollo de la comunidad, el trabajo colaborativo basado en asociaciones duraderas, fuentes de recursos financieros variadas, agencia de I+D y política universitaria que valoren la interacción con la comunidad local, uso intensivo de TIC, mejora constante de la comunicación y la motivación de los actores implicados.
Miriam de Magdala Pinto
Letícia Pedruzzi Fonseca
Interdisciplinary planning of sustainable value creation modules with low income communities in developing countries
Value creation activities are normally considered to take place in relatively well developed areas of most countries. This is especially true when referring to developing countries where income generation possibilities are normally reserved to urban centers with adequate infrastructure, access to supply chain networks and trained human resources. In order to level quality of life […]
8 maio 2016
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Interdisciplinary planning of sustainable value creation modules with low income communities in developing countries
Value creation activities are normally considered to take place in relatively well developed areas of most countries. This is especially true when referring to developing countries where income generation possibilities are normally reserved to urban centers with adequate infrastructure, access to supply chain networks and trained human resources. In order to level quality of life and social conditions of low income rural and urban communities to the regional prosperous areas, opportunities to create local economic development have to be generated. A way to contribute towards the achievement of this end is the generation of sustainable local value creation modules. To achieve this, the integration of several knowledge areas is most of the times necessary in order to secure a smooth implementation in the field increasing thus its success chances. This contribution proposes a method to construct interdisciplinary teams capable of define, develop and conduct projects intending the implementation of value creation modules in economically disadvantaged communities in developing countries.
J. Palacios, M. Pinto, Y.M.B. Saavedra
Investimento social privado além dos aspectos econômicos: compartilhamento de conhecimento na relação empresa-ongs
O conhecimento como moeda de troca nas relações entre organizações é um tema que vem crescendo na literatura nacional e internacional. O presente estudo teve como objetivo analisar algumas das relações interorganizacionais da Petrobras, com lócus exclusivo na UN-ES, buscando identificar e compreender aspectos que possam facilitar o compartilhamento de conhecimento entre os atores e […]
8 maio 2016
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Investimento social privado além dos aspectos econômicos: compartilhamento de conhecimento na relação empresa-ongs
O conhecimento como moeda de troca nas relações entre organizações é um tema que vem crescendo na literatura nacional e internacional. O presente estudo teve como objetivo analisar algumas das relações interorganizacionais da Petrobras, com lócus exclusivo na UN-ES, buscando identificar e compreender aspectos que possam facilitar o compartilhamento de conhecimento entre os atores e alavancar a aprendizagem organizacional. Especificamente, foram selecionadas as relações interorganizacionais com ONGs que já participaram do Programa Ciranda Capixaba. Desta forma, foram realizadas quinze entrevistas com gestores da Petrobras e das ONGs para a coleta dos dados.
A partir das entrevistas, fez-se sua transcrição para análise, que utilizou os elementos da análise de conteúdo. Como resultado, observa-se que tanto a Petrobras UN-ES quanto as ONGs buscam, com diferentes objetivos, legitimidade no processo de relacionamento. A adequação de linguagem se constitui como um dos elementos fundamentais para que o compartilhamento de conhecimento seja facilitado, sendo observado que as ONGs adaptam sua linguagem àquelas utilizadas pela Petrobras UN-ES, prevalecendo assim a lógica de haver um depositário da informação e, em contrapartida, um dominador das linguagens. Para superar as dificuldades gerenciais, criou-se a figura da “terceira pessoa ou organização”, que funciona como intermediador da confiança necessária para melhorar a troca de informações. A pesquisa revelou o desejo entre as partes para colaborarem, de forma a criar mecanismos coordenados. Assim, essa pré-disposição para melhorar, apoiada na possibilidade de ganhos com a legitimidade por ambas as partes, faz com que seja possível haver benefícios acima do normal (rents) gerados em conjunto, uma vez que estes não podem ser gerados por uma das duas organizações de maneira isolada. Há uma necessidade de se refletir para além dos aspectos econômicos nas relações interorganizacionais com foco nos projetos socioambientais. Ou seja, pode-se avançar nas pesquisas, a fim de desenvolver conceitos centrais e as novas tecnologias de gestão dos relacionamentos interorganizacionais com foco na melhoria da gestão do conhecimento com organizações dessas características.
Mariana Galvão Lyra
Helio Zanquetto Filho
Ricardo Corrêa Gomes
Miriam de Magdala Pinto
Profundizando la comprensión de los Living Labs de Brasil
El movimiento de los Living Labs comenzó en Brasil en 2009. Para 2012 ya estaban integrados a la Red Europea de Living Labs (ENoLL) doce grupos brasileños. Este artículo presenta el panorama de ese conjunto de Living Labs. Entre los doce, nueve ya existían, total o parcialmente, actuando como Living Labs, y tres fueron proyectos […]
8 maio 2016
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Profundizando la comprensión de los Living Labs de Brasil
El movimiento de los Living Labs comenzó en Brasil en 2009. Para 2012 ya estaban integrados a la Red Europea de Living Labs (ENoLL) doce grupos brasileños. Este artículo presenta el panorama de ese conjunto de Living Labs. Entre los doce, nueve ya existían, total o parcialmente, actuando como Living Labs, y tres fueron proyectos creados con el objetivo de ingresar a la ENoLL. Los factores de motivación de la candidatura a esta red europea fueron la posibilidad de acceso a conocimientos y recursos internacionales. En cuanto a los propósitos de los grupos, la mayoría está más orientado a la innovación social que a la innovación comercial, pero en lo que se refiere a los resultados de sus acciones, hay equilibrio entre innovación tecnológica y social.
Entre los retos principales se destacan la falta de recursos específicos para este tipo de iniciativa y el aislamiento en relación a los demás Living Labs. La existencia de nueve Living Labs previo al ingreso a ENoLL, lleva a deducir que es probable que haya otras iniciativas en curso que presenten las características de un Living Lab. Por tal motivo, el objetivo de identificar esas iniciativas y difundir el concepto y la metodología Living Lab, es importante para adensar el conjunto de ellos en el país y para superar los retos apuntados.
Miriam de Magdala Pinto
Letícia Pedruzzi Fonseca
Tecnologia e Inovação
Caro estudante, você está prestes a iniciar o estudo da disciplina Tecnologia e Inovação. É fascinante observar como o ser humano é capaz de auxiliar na criação do mundo em que vive. Se parar por um minuto para observar o ambiente onde está, você verá que grande parte dos materiais com os quais está em […]
8 maio 2016
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Tecnologia e Inovação
Caro estudante, você está prestes a iniciar o estudo da disciplina Tecnologia e Inovação. É fascinante observar como o ser humano é capaz de auxiliar na criação do mundo em que vive. Se parar por um minuto para observar o ambiente onde está, você verá que grande parte dos materiais com os quais está em contato ou que está vendo foi criado e produzido pelo homem a partir dos recursos naturais disponíveis no planeta. Verá também que a maior parte dos próprios objetos com os quais convivemos, suas formas, suas funcionalidades, seus usos, são criação do homem.
Este livro está organizado em quatro Unidades:
Unidade 1: Conceitos Fundamentais
Unidade 2: Indicadores e Condicionantes do Processo de Inovação
Unidade 3: Gestão da Inovação Tecnológica
Unidade 4: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
Miriam de Magdala Pinto
TCC: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DE APOIO A REDES DE COLABORAÇÃO – LABTAR
Autor: Bruno Mannato Angius. Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 2014. O LabTAR foi criado em 2010 como projeto estratégico do Estado do Espírito Santo com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES e da UFES precisamente para ser o elemento facilitador do Living Lab Habitat que, […]
8 maio 2016
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TCC: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DE APOIO A REDES DE COLABORAÇÃO – LABTAR
Autor: Bruno Mannato Angius.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 2014.
O LabTAR foi criado em 2010 como projeto estratégico do Estado do Espírito Santo com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES e da UFES precisamente para ser o elemento facilitador do Living Lab Habitat que, no mesmo ano de 2010, recebeu o selo da European Network of Living Labs – ENOLL como um de seus membros. Em agosto de 2012, o projeto estratégico que financiou a criação do LabTAR foi finalizado e as professoras responsáveis pelo LabTAR perceberam a necessidade de se buscar a gestão estratégica do mesmo para nortear seus rumos e ações futuras. Foi feito o convite a este autor, então no último ano do curso de Engenharia de Produção, para que fizesse seu trabalho de conclusão de curso na Gestão Estratégica do LabTAR. O processo teve início em setembro de 2012 com o Planejamento Estratégico inicial. Durante o ano de 2013 foram realizadas três rodadas de monitoramento e ajustes do Plano estratégico e, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, o processo de planejamento foi realizado novamente.
No mesmo mês de fevereiro, o primeiro ciclo de gestão estratégica foi concluído com uma Reunião de Análise Crítica envolvendo apenas os quatro membros que participaram de todo o processo durante os dezesseis meses, incluindo o facilitador deste ciclo de gestão estratégica e orientadora. Este é o relatório do processo de Gestão Estratégica do LabTAR no período compreendido entre setembro de 2012 e fevereiro de 2014. Ele complementa o artigo intitulado Balanced Scorecard na prática da gestão de um laboratório acadêmico, preparado para submissão na Revista Ibero-americana de Estratégia.
Análise multimétodo de percepções de agentes intervenientes na pesquisa e no gerenciamento de agregados reciclados de resíduos da construção civil
O gerenciamento dos resíduos de construção civil apresenta limitações tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Isso ocorre nos canteiro de obras, nas usinas de reciclagem e na reutilização desses resíduos, em substituição aos agregados naturais para fabricação de materiais de construção. Este trabalho objetiva identificar e analisar os elementos que dificultam o desenvolvimento […]
8 maio 2016
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Análise multimétodo de percepções de agentes intervenientes na pesquisa e no gerenciamento de agregados reciclados de resíduos da construção civil
O gerenciamento dos resíduos de construção civil apresenta limitações tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Isso ocorre nos canteiro de obras, nas usinas de reciclagem e na reutilização desses resíduos, em substituição aos agregados naturais para fabricação de materiais de construção. Este trabalho objetiva identificar e analisar os elementos que dificultam o desenvolvimento do setor da reciclagem de resíduos da construção civil, bem como utilizar os resultados alcançados para elaborar recomendações que subsidiem o uso de agregados reciclados pela Indústria da Construção Civil.
A fim de identificar esses elementos, foram levantadas as percepções de agentes intervenientes nos processos de gerenciamento e pesquisa: (a) profissionais de nove canteiros de obra do município de Vitória (Espírito Santo); (b) pesquisadores, em nível estadual, nacional e internacional e (c) nove gestores de usinas de reciclagem, situadas nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Para tanto, empregou-se o estudo multimétodo, que possibilita a combinação da abordagem qualitativa e quantitativa, contemplando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de levantamento e estudos de caso. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, observação direta e registros audiovisuais. A análise das percepções dos agentes intervenientes indicou que elementos mercadológicos, tecnológicos, organizacionais, culturais e ambientais, influenciam no setor da reciclagem de resíduos da construção civil.
Fabrícia Delfino Rembiski
Orientador: Prof. Dr. Ing. João Luiz Calmon Nogueira da Gama
Co-Orientadora: Profa. Dra. Míriam de Magdala Pinto
O Papel da Autoprodução e Produção Independente de Energias Renováveis no Mercado Brasileiro de Energia Elétrica
A estimativa de aumento da demanda mundial por energia elétrica é crescente, devido principalmente ao aumento da população mundial, seu acesso a novas tecnologias e das exigências de eletricidade por número crescente dos aparatos tecnológicos, tais como computadores e aparelhos celulares, para citar apenas alguns. A necessidade de geração de eletricidade por vias alternativas aos […]
8 maio 2016
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O Papel da Autoprodução e Produção Independente de Energias Renováveis no Mercado Brasileiro de Energia Elétrica
A estimativa de aumento da demanda mundial por energia elétrica é crescente, devido principalmente ao aumento da população mundial, seu acesso a novas tecnologias e das exigências de eletricidade por número crescente dos aparatos tecnológicos, tais como computadores e aparelhos celulares, para citar apenas alguns. A necessidade de geração de eletricidade por vias alternativas aos atuais sistemas centralizados é notória. A autoprodução e a produção independente de eletricidade são questões críticas em todo o mundo, inclusive no Brasil, e são o objeto de estudo deste trabalho.
Utilizando pesquisa bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas estruturadas, analisa-se a evolução do marco regulatório brasileiro que resultou na promulgação das Leis no 10.847/04 e 10.848/04 e no Decreto no 5.163/04, dando sequência ao processo de transição do modelo de monopólio estatal para o modelo de mercado da indústria elétrica brasileira. O foco é fechado no uso de fontes renováveis de energia devido ao imperativo de sustentabilidade ambiental deste início do Século XXI. Assim, analisou-se o potencial brasileiro de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia e os resultados do Programa de Incentivo às Fontes Novas e Renováveis de Energia (PROINFA), instituído pela Lei no 10.438/02, estabelecendo comparações entre as políticas públicas brasileiras e alemãs. O trabalho apresenta um levantamento histórico da indústria de energia elétrica brasileira com ênfase nos acontecimentos compreendidos entre os anos de 1980 e 2009. É analisado o papel dos autoprodutores e dos produtores independentes de energia elétrica dentro do atual modelo da indústria de eletricidade brasileira e como esses agentes atuam na diversificação da matriz energética nacional, buscando competitividade e redução dos custos de transmissão, uma vez que as unidades geradoras podem ser instaladas próximas aos centros consumidores. Também são discutidos entraves para o crescimento das modalidades de autoprodução e produção independente de energias renováveis, como a falta de clareza do marco regulatório e ausência de uma política institucional voltada para o seu desenvolvimento.
Ana Luiza Souza Mendes
Orientadora: Profa Dra Míriam de Magdala Pinto
TCC: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE DE REDES
Autor: William de Paula Schulz. Orientadora: Profa Dra Renata Silva Souza Guizzardi. Co-Orientadora: Profa Dra Miriam de Magdala Pinto. Aprovado em 15 de Dezembro de 2011. O presente trabalho utiliza a recuperação de informação e a visualização de dados para desenvolver um software para o Living Lab Habitat, que possui o objetivo de analisar documentos […]
8 maio 2016
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TCC: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE DE REDES
Autor: William de Paula Schulz.
Orientadora: Profa Dra Renata Silva Souza Guizzardi.
Co-Orientadora: Profa Dra Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 15 de Dezembro de 2011.
O presente trabalho utiliza a recuperação de informação e a visualização de dados para desenvolver um software para o Living Lab Habitat, que possui o objetivo de analisar documentos textuais eletrônicos e gerar como resultado uma rede (grafo) de atores, mostrando suas interações uns com os outros. A metodologia utilizada compreendem a análise dos documentos textuais e a visualização de dados para exibir esta análise de forma simples e objetiva para o usuário. O software deve ser usado como apoio ao monitoramento do andamento da rede de atores constantemente, e avaliação do quanto a rede está se fortalecendo, bem como identificação dos pontos críticos que são os atores que interagem em menor escala. Sendo assim, o trabalho contribuiu para automatizar o processo de monitoramento de rede de atores de interesse do Habitat e para realizar uma abordagem computacional da gestão do conhecimento do Living Lab Habitat.
Palavras-chave: Habitat, LabTAR, Gestão do conhecimento, Visualização de dados, Software.
This graduate work uses information retrieval and data visualization software to develop a Habitat for the Living Lab, which has the aim to analyze and generate electronic text documents as a result a network (graph) of actors, showing their interactions with each other. The methodology includes the analysis of textual documents and data visualization to display the analysis of simple and objective way for the user. The software should be used as support for the ongoing monitoring of the network of actors constantly, and evaluation of how the network is strengthening, as well as identification of critical points which are the actors who interact on a smaller scale. Thus, this work contributes to automate the monitoring network of actors of interest to Habitat and to perform a computational approach to knowledge management of the Living Lab Habitat.
Keywords: Habitat, LabTAR, Knowledge management, Data visualization, Software.
TCC: TRAMA – A WEB-BASED SYSTEM TO SUPPORT KNOWLEDGE MANAGEMENT IN A COLLABORATIVE NETWORK
Author: Fabio Macal. Supervisor: Profa. Dra. Renata Silva Souza Guizzardi. Approved on July 9, 2012. This work describes Trama, a web-based system to support knowledge management in a collaborative network called LL-Habitat. The use of such system brings several advantages for the users in the network, such as the improvement of the collaboration between users, […]
8 maio 2016
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TCC: TRAMA – A WEB-BASED SYSTEM TO SUPPORT KNOWLEDGE MANAGEMENT IN A COLLABORATIVE NETWORK
Author: Fabio Macal.
Supervisor: Profa. Dra. Renata Silva Souza Guizzardi.
Approved on July 9, 2012.
This work describes Trama, a web-based system to support knowledge management in a collaborative network called LL-Habitat. The use of such system brings several advantages for the users in the network, such as the improvement of the collaboration between users, which can lead, for example, to the creation of new partnerships and projects. Moreover, users can manage the knowledge that flows in the network, directing it according to the users’ needs, in order to find matching competences. In the requirements engineering development phase, Tropos, a goal-oriented methodology, was used to provide a strong base to better understand the systems’ environment.
Thanks
I would like to thank God for being my with me at all times, good or bad, giving me the strength to carry on. To my dad who taught me the value of work, for giving me not only love, but also the opportunity of having a good education, even when he had no conditions. To my mother, that was not only my pillar, but our family’s pillar. Without her support and love, I would not be here. Also, without her constantly asking me how studies were going, I would have forgotten many tests…
To my big brother and big sister, who were always by my side, giving me advices. You guys really stand for the meaning of the word “brothers” and for that, I cannot describe how grateful I am. I would like to say thanks to the friends I made in college. They were my second family, helping me to study for many, many, (many!) Calculus tests. Thanks guys, we had a great time and we will have many more in the future. Finally I would like to thank my teachers and my supervisor, Renata, for being so patience with me, for listening to all the problems I had and for understanding me. She always kept me motivated and showed me what I can achieve if I keep focused. Teachers, the knowledge you have is priceless and I cannot express what it meant to me. Thank you all, for everything!
O Design em uma rede de colaboração para inovação e sustentabilidade: uma análise das possibilidades
O presente artigo visa evidenciar as possíveis áreas de atuação do design em uma rede de colaboração para inovação sustentável. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e observação direta na fase de concepção, implantação e atuação de uma rede de colaboração multiorganizacional para inovação, o Living Lab Habitat, e os resultados foram obtidos após reflexão crítica […]
8 maio 2016
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O Design em uma rede de colaboração para inovação e sustentabilidade: uma análise das possibilidades
O presente artigo visa evidenciar as possíveis áreas de atuação do design em uma rede de colaboração para inovação sustentável. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e observação direta na fase de concepção, implantação e atuação de uma rede de colaboração multiorganizacional para inovação, o Living Lab Habitat, e os resultados foram obtidos após reflexão crítica da realidade percebida sob a lógica do design. Como principais resultados da proposta, podemos citar a possibilidade de atuação nas áreas de design centrado no usuário, design da informação e design sustentável. A conclusão aponta a estrutura em rede enquanto forma organizacional como uma maneira promissora para lidar com o desafio contemporâneo de encontrar modos de funcionamento sustentável para a sociedade e responsável pela multiplicação das possibilidades de atuação da área do design através da multidisciplinaridade das áreas envolvidas.
Priscilla Maria Cardoso Garone e Miriam de Magdala Pinto
Mapeamento da estrutura social da Comunidade do Morro São Benedito e Adjacências
O objetivo primário final do trabalho de extensão será um mapa social da comunidade do Morro São Benedito. Como resultado secundário, espera-se que haja aprofundamento da integração entre a comunidade acadêmica da UFES e a comunidade de São Benedito onde vem sendo realizados trabalhos de extensão ao longo do tempo por grupos de diversas áreas […]
8 maio 2016
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Mapeamento da estrutura social da Comunidade do Morro São Benedito e Adjacências
O objetivo primário final do trabalho de extensão será um mapa social da comunidade do Morro São Benedito. Como resultado secundário, espera-se que haja aprofundamento da integração entre a comunidade acadêmica da UFES e a comunidade de São Benedito onde vem sendo realizados trabalhos de extensão ao longo do tempo por grupos de diversas áreas do conhecimento.
Estudantes bolsistas: Daniel Dutra Gomes e Helena Mendivil Girardi
Coordenador: Miriam de Magdala Pinto
Co-coordenadores: Leticia Pedruzzi Fonseca e Priscilla Maria Cardoso Garone
Mapeamento da estrutura social da Comunidade do Morro São Benedito
O objetivo geral do projeto é mapear os principais elos de relacionamento entre os moradores da comunidade do Morro São Benedito, Vitória, ES de modo a visualizar a estrutura da rede social lá existente utilizando softwares específicos. O objetivo primário final do trabalho de extensão será um mapa social da comunidade do Morro São Benedito. […]
8 maio 2016
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Mapeamento da estrutura social da Comunidade do Morro São Benedito
O objetivo geral do projeto é mapear os principais elos de relacionamento entre os moradores da comunidade do Morro São Benedito, Vitória, ES de modo a visualizar a estrutura da rede social lá existente utilizando softwares específicos. O objetivo primário final do trabalho de extensão será um mapa social da comunidade do Morro São Benedito. Como resultado secundário, espera-se que haja aprofundamento da integração entre a comunidade acadêmica da UFES e a comunidade de São Benedito onde vem sendo realizados trabalhos de extensão ao longo do tempo por grupos de diversas áreas do conhecimento.
Estudante bolsista: Júlio Alves Bonella
Coordenador: Miriam de Magdala Pinto
Desenvolvimento de site para o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR
O objetivo geral do projeto é organizar e disponibilizar informações e resultados envolvendo os parceiros do LabTAR no âmbito do Living Lab Habitat e demais projetos nos quais o laboratório está envolvido. Estudante bolsista: Breno Serafini Barboza Coordenador: Miriam de Magdala Pinto Co-coordenador: Leticia Pedruzzi Fonseca
8 maio 2016
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Desenvolvimento de site para o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR
O objetivo geral do projeto é organizar e disponibilizar informações e resultados envolvendo os parceiros do LabTAR no âmbito do Living Lab Habitat e demais projetos nos quais o laboratório está envolvido.
Estudante bolsista: Breno Serafini Barboza
Coordenador: Miriam de Magdala Pinto
Co-coordenador: Leticia Pedruzzi Fonseca
Avaliação de Desempenho de Projetos em Redes de Colaboração
A presente pesquisa teve como contexto de realização o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR – subsistema responsável pelo gerenciamento de projetos em redes de colaboração. As redes de colaboração são formadas em busca de interação entre as organizações para atingir um objetivo comum. O fluxo de informações e a […]
8 maio 2016
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Avaliação de Desempenho de Projetos em Redes de Colaboração
A presente pesquisa teve como contexto de realização o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR – subsistema responsável pelo gerenciamento de projetos em redes de colaboração. As redes de colaboração são formadas em busca de interação entre as organizações para atingir um objetivo comum. O fluxo de informações e a diversidade que as integram tornam-nas competitivas no mercado e reduzem os riscos do negócio. Os projetos desenvolvidos em redes de colaboração tem efetiva participação de seus atores e disputam recursos entre si. Levando em conta que uma das competências do LabTAR é na área de gerenciamento de projetos, deve-se considerar a importância de caracterizá-los em busca de parâmetros para atingir ao objetivo principal da pesquisa,avaliar o desempenho de projetos em redes de colaboração.
Estudante bolsista: Larissa Honorato Veronez
Professor Orientador: Patricia Alcântara Cardoso
Estudo aprofundado sobre a participação de usuários no processo de inovação aberta
O conceito de Living Lab vem assumindo força desde que foi proposto, no final da década de 1990, pelo Prof. William Mitchell, do MIT. A proposta de focar no usuário o desenvolvimento de projetos se mostrou uma alternativa eficiente e lógica para se gerar inovação, e, devido a isso, surgiu um número de Living Labs […]
8 maio 2016
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Estudo aprofundado sobre a participação de usuários no processo de inovação aberta
O conceito de Living Lab vem assumindo força desde que foi proposto, no final da década de 1990, pelo Prof. William Mitchell, do MIT. A proposta de focar no usuário o desenvolvimento de projetos se mostrou uma alternativa eficiente e lógica para se gerar inovação, e, devido a isso, surgiu um número de Living Labs suficiente para a criação de uma rede de integração: a Rede Europeia de Living Labs – ENoLL. No Brasil, existem nove Living Labs cadastrados na ENoLL até o momento; porém, ainda há a necessidade não só de se localizar outros projetos, programas ou laboratórios de inovação aberta que não sejam catalogados, mas também de se estudar o funcionamento dos mesmos. Este subprojeto pretende analisar com detalhes casos específicos de iniciativas de inovação aberta e centradas no usuário, para entendimento do papel do usuário na geração de inovação.
Estudante bolsista: Leonardo Trombetta Amaral
Professor Orientador: Letícia Pedruzzi Fonseca
Estudo de expansão e aprofundamento na identificação e caracterização de iniciativas brasileiras de inovação aberta e centrada no usuário na região sudeste e sul do Brasil
O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Laboratórios Cidadãos nas regiões sudeste e sul do país. A busca foi feita em bases de extensão de universidades das duas regiões utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um […]
8 maio 2016
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Estudo de expansão e aprofundamento na identificação e caracterização de iniciativas brasileiras de inovação aberta e centrada no usuário na região sudeste e sul do Brasil
O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Laboratórios Cidadãos nas regiões sudeste e sul do país. A busca foi feita em bases de extensão de universidades das duas regiões utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um laboratório de geração e sistematização de novos conhecimentos, ter propósito de inovar e envolver diretamente os usuários finais. Acrescenta-se ainda à pesquisa a busca por Laboratórios Cidadãos a partir de Pontos de Cultura e Telecentros. Como resultado, de um total de mais de 3000 iniciativas, cinco foram consideradas Laboratórios Cidadãos a partir da análise realizada. Sua identificação, principais características e localização geográfica são apresentadas.
Estudante bolsista: Guilherme Oliveira Martins
Professor Orientador: Miriam de Magdala Pinto
Identificação e caracterização de iniciativas brasileiras de inovação aberta e centrada no usuário
O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Living Labs localizando-as no espaço geográfico. A busca foi feita em bases de extensão de universidades do sudeste brasileiro utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um laboratório no sentido […]
8 maio 2016
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Identificação e caracterização de iniciativas brasileiras de inovação aberta e centrada no usuário
O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Living Labs localizando-as no espaço geográfico. A busca foi feita em bases de extensão de universidades do sudeste brasileiro utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um laboratório no sentido de geração e sistematização de novos conhecimentos, ter propósito de inovar e envolver diretamente os usuários finais. A participação de firmas, governo, academia e sociedade civil em cada uma delas foi verificada mas não foi utilizada como filtro. Como resultado, a partir de um total de mais de 3000 iniciativas, dez foram consideradas living labs. Suas principais características e localização geográfica são apresentadas.
Estudante bolsista: Murilo Carvalho
Professor Orientador: Miriam Magdala Pinto
Desenvolvimento de indicadores de desempenho em projetos
O aumento da disputa entre as organizações fez crescer a procura por alternativas que auxiliem a gestão de seus projetos. Para se tornarem competitivas e garantir o desempenho de seu negócio, as organizações devem entregar projetos que cumpram os requisitos do cliente em relação a determinadas dimensões. Além disso, o desempenho de um projeto vai […]
8 maio 2016
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Desenvolvimento de indicadores de desempenho em projetos
O aumento da disputa entre as organizações fez crescer a procura por alternativas que auxiliem a gestão de seus projetos. Para se tornarem competitivas e garantir o desempenho de seu negócio, as organizações devem entregar projetos que cumpram os requisitos do cliente em relação a determinadas dimensões. Além disso, o desempenho de um projeto vai depender de algumas áreas específicas denominadas Fatores Críticos de Sucesso. Para auxiliar o gerenciamento de projetos, Sistemas de medição de Desempenho (SMD) e indicadores eficazes podem ser estabelecidos de forma a avaliar as áreas críticas do projeto e auxiliar na tomada de decisão, bem como na ação de possíveis melhorias. A pesquisa é exploratória e descritiva quanto aos fins, e bibliográfica, quanto aos meios. Como resultado, o sistema de medição de desempenho Balanced Scorecard (BSC) foi o identificado para dar assistência ao gerenciamento de projetos e indicadores de desempenho para as áreas críticas que foram expostas.
Estudante bolsista: Yasmin Mendes Davies
Professor Orientador: Patrícia Alcântara Cardoso
Avaliação de Desempenho da Plataforma Online de Inteligência Coletiva – Conecte Ideias
O objetivo deste projeto de inovação tecnológica e, mais especificamente, da bolsa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação ora pleiteada é precisamente desenvolver e aplicar um sistema de medição que permita aos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma acompanhar quais são as funcionalidades e demais atributos adicionados (ou retirados) da plataforma que lhe conferem maior […]
8 maio 2016
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Avaliação de Desempenho da Plataforma Online de Inteligência Coletiva – Conecte Ideias
O objetivo deste projeto de inovação tecnológica e, mais especificamente, da bolsa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação ora pleiteada é precisamente desenvolver e aplicar um sistema de medição que permita aos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma acompanhar quais são as funcionalidades e demais atributos adicionados (ou retirados) da plataforma que lhe conferem maior valor sob o ponto de vista dos seus usuários.
Estudante: Liara Pazini Wulpi
Professor Orientador: Miriam Magdala Pinto
CREAMA – Uma Arquitetura de Referência para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos Móveis Baseados em Componentes
Sistemas colaborativos são sistemas que suportam dois ou mais usuários engajados em uma tarefa comum, fornecendo uma interface para um ambiente compartilhado para esses usuários e as aplicações móveis se tornaram uma parte importante das ferramentas de suporte à colaboração. Quando usados no contexto de mobilidade, sistemas colaborativos podem ser chamados de sistemas colaborativos móveis. […]
8 maio 2016
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CREAMA – Uma Arquitetura de Referência para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos Móveis Baseados em Componentes
Sistemas colaborativos são sistemas que suportam dois ou mais usuários engajados em uma tarefa comum, fornecendo uma interface para um ambiente compartilhado para esses usuários e as aplicações móveis se tornaram uma parte importante das ferramentas de suporte à colaboração. Quando usados no contexto de mobilidade, sistemas colaborativos podem ser chamados de sistemas colaborativos móveis. Esses sistemas possibilitam, por exemplo, que equipes cooperem enquanto estão em movimento, aumentando o potencial da colaboração. Ferramentas para apoiar desenvolvedores de software são muito importantes de uma forma geral, mas no que diz respeito à colaboração móvel, ferramentas se tornam fundamentais principalmente por se tratar de uma área multidisciplinar que lida com muitas questões técnicas.
Porém, sem uma base de requisitos ou modelos que mapeiam esses requisitos para se apoiar, muitas vezes o ferramental pode se tornar inutilizado ou pouco útil. Torna-se com isso de grande importância prover suporte ao desenvolvimento de sistemas colaborativos móveis por meio de um conjunto de ferramentas e métodos que apoiem o desenvolvedor na criação desses sistemas. Devido a isto, neste trabalho foi desenvolvida CReAMA, uma arquitetura de referência para orientar o desenvolvimento de sistemas colaborativos móveis orientados a componentes. Além da definição da arquitetura de referência também foi realizada uma avaliação de CReAMA com o intuito de observar com uma visão abrangente a validade da proposta.
Maison Melotti
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Lima Gomes
Co-Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Gerosa
Redes de Colaboração para Inovação
“A experiência do Living Lab Habitat ainda é muito recente, mas certamente já nos fez perceber, a todos os envolvidos com essa nova e ousada proposta de trabalho de redes de colaboração para inovação, que esse é um caminho difícil e promissor. O Living Lab em si é uma inovação social. Estamos convencidos de que […]
15 nov 2014
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Redes de Colaboração para Inovação
“A experiência do Living Lab Habitat ainda é muito recente, mas certamente já nos fez perceber, a todos os envolvidos com essa nova e ousada proposta de trabalho de redes de colaboração para inovação, que esse é um caminho difícil e promissor. O Living Lab em si é uma inovação social. Estamos convencidos de que uma rede de colaboração, ao aproximar tantas perspectivas, conhecimentos e habilidades diferentes e ao mesmo tempo, pessoas com atitudes em prol da coletividade e do bem comum pode fazer muito por um mundo sustentável”.
Míriam de Magdala