Dia de Brincar com Música

O EVENTO
O Dia de Brincar com Música foi um evento educativo que aconteceu no sábado, dia 20 de outubro de 2018, das 8h às 13h, no Centro Social Calasanz, unidade 2, em Vila Nova de Colares, numa iniciativa da InovaTE em parceria com o LabTAR e centro Calasanz, com recursos financiados em um projeto aprovado pela FAPES.

Participaram do evento mais de 40 crianças, entre 10 e 16 anos, que são atendidas no contra-turno pelas atividades da unidade. O evento contou com diversas oficinas conduzidas por voluntários, professores e alunos da UFES. O principal objetivo foi promover a interação das crianças com diversos princípios relacionados à produção sonora, dando a elas a oportunidade de interagir com instrumentos, tecnologias e conceitos técnicos musicais de maneira leve e lúdica.

Centro CalasanzLocal do evento, Unidade do Centro Calasanz.

Atividades
Durante o evento também ocorreram apresentações de dança feitas pelos alunos, e às atividades aconteceram em um formato de estações, divididas em salas com diferentes atividades, por onde os participantes podiam transitar. Às estações e oficinas oferecidas foram:

Oficinas Descrição da Atividade
Boas vindas: Recepção e ambientação dos participantes, onde, dentre outras coisas, eles foram instruídos e estimulados a confeccionar de forma criativa seus próprios crachás de identificação a serem usados durante o evento.
Som c/ Copos: Atividade usando uma variedade de sons produzidos com copos seguindo às instruções de um monitor, onde grupos de crianças puderam reproduzir e propor ritmos e músicas simples.
Makey Makey: Usando circuitos integrados e programação básica com Scratch, as crianças descobrem que elas podem tocar um instrumento musical fazendo laranjas ou até mesmo seus colegas de ‘teclas’.
Brincadeiras de roda: Explorando cantigas e brincadeiras da nossa cultura, as crianças vivenciaram a música da forma mais simples, cantada por elas mesmas.
Pisa e Som: Atividade divertida com um ‘tapete’ musical em que as notas são tocadas com os pés, pulando através de sua superfície.
Gera Onda: Sala onde as crianças puderam visualizar as ondas sonoras em osciloscópios e explorar os conceitos de altura, frequência, intensidade, amplitude, modularização.
Bomba Celular: Oficina onde cada criança pode criar um ‘amplificador’ de som caseiro para utilizar em celulares.
Qual é a nota?: Oficina com músicos onde foi explorado as notas musicais e ouvido musical das crianças usando violões e teclados.
Projeções de imagens: Instalação de projeções e sons onde as crianças ficaram imersas em um ambiente em que imagens e sons estavam associados.

Confira abaixo algumas fotos do evento: