O diálogo franco entre academia, sociedade e poder público tem potencial para ser profundamente transformador para todos os que dele participam. Criar uma oportunidade concreta para que tal diálogo acontecesse foi o objetivo do encontro entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha, representantes políticos e técnicos da Prefeitura Municipal de Vitória e lideranças comunitárias e moradores do chamado “Território do Bem” realizado em abril de 2014, em Vitória, Espírito Santo.

O “Encontro Brasil e Alemanha: Soluções para o Território do Bem” foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental no próprio Território, uma área de habitação de interesse social que ocupa dois morros e seus entornos na porção insular central do município de Vitória, onde vivem mais de 30 mil habitantes o que representa quase 10% da população do município.

O evento foi realizado pelo Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade. Colaboraram para sua realização os Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Saneamento da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha; a Prefeitura Municipal de Vitória, o Fórum Bem Maior de Líderes Comunitários do Território do Bem e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo.

O eixo condutor do encontro foi dar a cada ator participante a oportunidade de expressar sua visão das necessidades e possibilidades de intervenções urbanas, habitação, mobilidade e equipamentos públicos para o território visando promover o “bem viver” de modo amplo naquele espaço geográfico. A Prefeitura Municipal de Vitória atua sistematicamente na região desde o final da década de 1980 quando teve início o Projeto Terra e, portanto, tem conhecimento acumulado a respeito da problemática, do ponto de vista técnico, e experiência em planejamento, captação de recursos e execução de intervenções ali.

Portanto, contribuiu relatando essa experiência bem como o modus operandi, possibilidades e limitações de ações do poder público. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes realiza atividades de pesquisa e extensão ligadas ao Território há décadas e, particularmente, por intermédio da Profa. Dra. Clara Luiza Miranda, participou do projeto de cooperação internacional Housing, Manufacturing and Water – HMW com a Universidade Técnica de Berlim – TU Berlim ao longo de 2012 e 2013. Dentro do escopo do projeto HMW, professores e alunos das áreas de arquitetura e urbanismo, saneamento e engenharias da universidade alemã estudaram e propuseram soluções urbanísticas para o Território do Bem. Os grupos acadêmicos das duas universidades contribuíram apresentando os resultados obtidos durante o projeto HMW e também resultados de estudos anteriores e paralelos desenvolvidos na Ufes sobre o Território.

As lideranças e moradores dos oito bairros que compõem o Território do Bem, ou região Poligonal 1 de Vitória tem a experiência da vida ali e são aqueles com melhor possibilidade de julgamento prático das soluções apresentadas a partir dos resultados, sucessos e fracassos, de intervenções anteriores. Para o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR, a experimentação da colaboração interinstitucional para promoção da inovação tanto social quanto econômica é central. O LabTAR participou do projeto HMW com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes e a TU Berlim e entendeu que a transformação da realidade do Território apenas poderia se dar a partir do diálogo franco entre todas as partes interessadas, ou seja, os grupos acadêmicos, a comunidade do Território do Bem e a Prefeitura Municipal de Vitória. Foi esse entendimento que levou à realização do evento pelo LabTAR.

Miriam de Magdala Pinto