O presente trabalho tem como objetivo identificar iniciativas de inovação aberta e centradas nos usuários, compatíveis com o conceito proposto para Living Labs localizando-as no espaço geográfico. A busca foi feita em bases de extensão de universidades do sudeste brasileiro utilizando uma sequencia de filtros: área temática “tecnologia e produção”, ser um laboratório no sentido de geração e sistematização de novos conhecimentos, ter propósito de inovar e envolver diretamente os usuários finais. A participação de firmas, governo, academia e sociedade civil em cada uma delas foi verificada mas não foi utilizada como filtro. Como resultado, a partir de um total de mais de 3000 iniciativas, dez foram consideradas living labs. Suas principais características e localização geográfica são apresentadas.

Estudante bolsista: Murilo Carvalho
Professor Orientador: Miriam Magdala Pinto