Autores: André Nogueira Siqueira, Armando Moratti Oliveira.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de março de 2022.

As Micro e Pequenas Empresas – MPEs são relevantes para o cenário econômico e social  brasileiro, entretanto, muitas delas encerram as atividades precocemente. O presente trabalho  busca contribuir com a literatura para o desenvolvimento das MPEs, utilizando como referência  a metodologia proposta por Michael E. Gerber, em sua obra “O mito do empreendedor”, a partir  da investigação do modelo de gestão de uma pequena marmoraria. Primeiramente realizou-se  o estudo da metodologia proposta por Gerber, à luz das dez escolas definidas por Mintzberg em  seu livro “Safári da Estratégia”. Foi realizado um estudo de caso único, utilizando entrevistas  para a coleta de dados necessária. A marmoraria é então apresentada, expondo e traçando o  perfil da empresa e do empreendedor, com o objetivo de identificar qualitativamente  informações relativas à gestão da empresa. Com isso, analisou-se a marmoraria em relação a  metodologia do E-Myth, identificando o grau de aderência da gestão atual da empresa,  comparado à metodologia proposta. Foi realizada uma discussão para criar um paralelo da  possível contribuição da metodologia de Gerber em relação ao cenário brasileiro das MPEs,  expondo possíveis propostas de Gerber que poderiam atuar sobre as principais causas de  falências das MPEs brasileiras. 

Palavras-chave: Estratégia. Micro e pequenas empresas. Gestão. Desenvolvimento de  empresas. E-Myth. O mito do empreendedor.

Micro and small enterprises are relevant to the brazilian economic and social  scenario, however, many of them close early. The present study seeks to contribute to the  literature for the development of micro and small enterprises, using as a reference the  methodology proposed by Michael E. Gerber in his work “The E-Myth Revisited”, through the  investigation of the management model of a small marble manufacturer. Initially, the  methodology proposed by Gerber was studied in comparison with the ten schools defined by  Mintzberg in his book “Strategy Safari”. A single case study was conducted, using interviews  to collect the necessary data. The marble manufacturer is then presented, exposing and profiling  the company and the entrepreneur, in order to qualitatively identify information regarding the  company’s management. With this, the marble manufacturer was analyzed based on the E-Myth  methodology, identifying the level of adherence of the company’s current management,  compared to the proposed methodology. A discussion was held to create a parallel of the  possible contribution of Gerber’s methodology in relation to the brazilian micro and small  enterprises scenario, exposing Gerber’s possible proposals that could act on the main causes of  bankruptcy of brazilian micro and small enterprises. 

Keywords: Strategy. Micro and small enterprises. Management. Business development. E-Myth.