Autores: Lhais Corradi Gaigher.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de fevereiro 2022.
As micro e pequenas empresas constituem um grupo de alta importância na estrutura produtiva brasileira, seja por contribuirem com o crescimento econômico ou por serem um segmento gerador de empregos, favorecendo ainda a disbrituição de renda. No entanto, o índice de mortalidade após dois anos de abetura da empresa é consideravelmente maior para as microempresas, o que indica que elas permanecem menos tempo no mercado. Apesar da relevância desse segmento para a economia e as dificuldades de sobrevivência, há pouca literatura específica que aborde gestão estratégica voltada para micro e pequenas empresas. Este trabalho contribui para reduzir essa lacuna de conhecimento no contexto brasileiro ao levantar na literatura diretrizes para a formulação da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas e ainda contrastá-los com as práticas de gestão adotadas por uma empresa familiar capixaba, atualmente consolidada como sendo de médio porte mas que já foi de pequeno porte. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa fundamentada na análise de uma realidade única, através de entrevistas que geraram dados qualitativos. O resultado é a identificação dos elementos de gestão empresarial prescritos para gestão de MPEs, e validados em milhares de negócios de pequeno porte por Michael E. Gerber, que foram relevantes para o desempenho da organização em estudo e podem servir para outras empresas do mesmo porte.
Palavras chaves: gestão estratégica; micro e pequenas empresas; práticas de gestão empresarial;
Micro and Small-sized enterprises constitute in Brazilian productive structure a group of major importance, either because they contribute to economic growth or because they are a job generating segment, also improving income distribution. However, the mortality rate, after two years of existence, is considerably higher for micro-enterprises, which indicates that they remain in the market for less time. Despite the relevance of this segment to the economy and the difficulties of survival, there is little specific literature that addresses strategic management dedicated to micro and small business. This work contributes to reduce this knowledge gap in the Brazilian context by raising in the literature guidelines for the formulation of strategic management in micro and small-sized companies and contrasting them with the management practices adopted by a family company in Espírito Santo, currently consolidated as being of medium-sized but that was once small. For this, we opted a research methodology based on the analysis of a single reality, through interviews that generated qualitative data. The result is the identification of business management elements prescribed for the management of micro and small-sized enterprises, and validated in thousands of small businesses by Michael E. Gerber, which were relevant to the performance of the organization under study and can be useful for other companies of the same size.
Keywords: Strategic management; Micro and Small-sized enterprises; Business management practices.