Autores: Lhais Corradi Gaigher.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 10 de fevereiro 2022.

As micro e pequenas empresas constituem um grupo de alta importância na estrutura produtiva  brasileira, seja por contribuirem com o crescimento econômico ou por serem um segmento  gerador de empregos, favorecendo ainda a disbrituição de renda. No entanto, o índice de  mortalidade após dois anos de abetura da empresa é consideravelmente maior para as  microempresas, o que indica que elas permanecem menos tempo no mercado. Apesar da  relevância desse segmento para a economia e as dificuldades de sobrevivência, há pouca  literatura específica que aborde gestão estratégica voltada para micro e pequenas empresas. Este  trabalho contribui para reduzir essa lacuna de conhecimento no contexto brasileiro ao levantar  na literatura diretrizes para a formulação da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas  e ainda contrastá-los com as práticas de gestão adotadas por uma empresa familiar capixaba,  atualmente consolidada como sendo de médio porte mas que já foi de pequeno porte. Para isso,  optou-se por uma metodologia de pesquisa fundamentada na análise de uma realidade única,  através de entrevistas que geraram dados qualitativos. O resultado é a identificação dos  elementos de gestão empresarial prescritos para gestão de MPEs, e validados em milhares de  negócios de pequeno porte por Michael E. Gerber, que foram relevantes para o desempenho da  organização em estudo e podem servir para outras empresas do mesmo porte. 

Palavras chaves: gestão estratégica; micro e pequenas empresas; práticas de gestão empresarial; 

Micro and Small-sized enterprises constitute in Brazilian productive structure a group of major  importance, either because they contribute to economic growth or because they are a job generating segment, also improving income distribution. However, the mortality rate, after two  years of existence, is considerably higher for micro-enterprises, which indicates that they  remain in the market for less time. Despite the relevance of this segment to the economy and  the difficulties of survival, there is little specific literature that addresses strategic management  dedicated to micro and small business. This work contributes to reduce this knowledge gap in  the Brazilian context by raising in the literature guidelines for the formulation of strategic  management in micro and small-sized companies and contrasting them with the management  practices adopted by a family company in Espírito Santo, currently consolidated as being of  medium-sized but that was once small. For this, we opted a research methodology based on the  analysis of a single reality, through interviews that generated qualitative data. The result is the  identification of business management elements prescribed for the management of micro and  small-sized enterprises, and validated in thousands of small businesses by Michael E. Gerber,  which were relevant to the performance of the organization under study and can be useful for  other companies of the same size. 

Keywords: Strategic management; Micro and Small-sized enterprises; Business management  practices.