Autores: Jéssica Calipso de Oliveira Gavina.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 12 de agosto de 2022.

O surgimento de pequenos negócios mostra-se cada vez mais frequente no Brasil,  seja como opção de carreira ou por necessidade. No entanto, a prática do  empreendedorismo convive com dificuldades em decorrência da falta de  conhecimento sobre negócios. Nesse cenário, diversos estudiosos dedicam-se a  estudar o comportamento de empreendedores e identificar habilidades fundamentais  para o surgimento de negócios inovadores capazes de transformar o meio em que  estão inseridos. Apesar da grande relevância desse segmento para a economia, e do  conhecimento apresentado por diversos estudiosos, ainda há barreiras culturais e  pouca literatura específica sobre métodos de ensino do empreendedorismo. Este  trabalho contribui com a avaliação do ensino de empreendedorismo ao utilizar a  metodologia do Programa de Desenvolvimento de Negócios como condutora do  ensino de empreendedorismo no caso específico de duas potenciais  empreendedoras. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa  fundamentada em entrevistas que geraram dados qualitativos. Os resultados mostram  mudanças no comportamento das cursistas quanto a características de  comportamento empreendedor ao realizarem as atividades propostas. Tais mudanças  incluem o aumento da confiança em abrir o próprio negócio, até a criação e realização  da estratégia para a criação dele. Além disso, o trabalho confirma que o uso de  métodos de ensino práticos produz resultados ao se tratar da formação de  empreendedores. 

Palavras chaves: Micro e pequenas empresas. Pedagogia Empreendedora. Empreendedorismo.

The emergence of small businesses is increasingly common in Brazil, whether as a  career option or out of necessity. However, the practice of entrepreneurship coexists  with difficulties due to the lack of knowledge about business. In this scenario, several  scholars are dedicated to studying the behavior of entrepreneurs and identifying  fundamental skills for the emergence of innovative businesses capable of transforming  the environment in which they operate. Despite the great relevance of this segment for  the economy, and the knowledge presented by several scholars, there are still cultural  barriers and little specific literature on entrepreneurship teaching methods. This work  contributes to the evaluation of entrepreneurship education by using the Business  Development Program methodology as a guide for entrepreneurship education in the  specific case of two potential entrepreneurs. For this, we opted for a research  methodology based on interviews that generated qualitative data. The results show  changes in the behavior of the course participants regarding characteristics of  entrepreneurial behavior when carrying out the proposed activities. Such changes  include increasing confidence in starting one’s own business, to creating and realizing  the strategy for creating it. In addition, the work confirms that the use of practical  teaching methods produces results when it comes to the training of entrepreneurs. 

Keywords: Micro and Small companies. Entrepreneurial Pedagogy. Entrepreneurship.