Autoras: Atainara de Fatima Giuriato; Luiza Emanuela Baier Galon.
Orientadora: Profa. Dra. Miriam de Magdala Pinto.
Aprovado em 11 de Dezembro de 2018.

Mudanças no sistema de gestão das organizações são influenciadas diretamente pela cultura ali instaurada, que pode facilitar ou dificultar sua execução. À vista disso, o objetivo deste estudo de caso é identificar questões relacionadas à influência da cultura organizacional na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), utilizando como referência a norma ABNT NBR ISO 9001:2015, em um escritório de advocacia tradicional, identificando vantagens e desvantagens, pontos dificultadores e facilitadores e mudanças relacionadas. Neste sentido, são identificadas as principais barreiras encontradas à sua implantação, de modo a contribuir para que outros escritórios utilizem esse conhecimento gerado e possam utilizá-lo ao buscar o diferencial competitivo que um SGQ proporciona. Para atingir esse objetivo foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa fundamentada na observação de uma realidade única, configurando-se como estudo de caso único, por meio de diagnóstico cultural e análise anterior e posterior à implantação do SGQ. Constatou-se que, para que a implantação de um novo sistema de gestão resulte em benefícios para a organização, uma mudança cultural é necessária visto que os aspectos tradicionais da cultura, como alta dependência em nível hierárquico, ausência da utilização de ferramentas de gestão e resistência à inovação, se apresentam como influência negativa na sua realização, e outros fatores como possuir um sistema informatizado interno e um fluxo determinado das atividades de cada processo favorecem a implantação, fazendo com que existam diferentes percepções das mudanças de acordo com as características de cada grupo.

Palavras-chave: Cultura organizacional. Gestão da qualidade. Advocacia. Mudança cultural.
 
Changes in the management system of organizations are directly influenced by the organization’s culture, which can make its implementation easier or harder. Keeping this in mind, this case study identifies issues related to the influence of the organizational culture in the implementation of a Quality Management System (QMS), using as reference the ISO 9001: 2015 standard ABNT NBR in a traditional law company, identifying advantages and disadvantages, points that makes things harder and easier and related changes. In addition, the main barriers encountered in its realization are identified, in order to help other offices to use this generated knowledge and to seek this competitive differential that is provided by an QMS. For this, a qualitative research methodology was adopted based on the observation of a unique reality, being configured as a single case study, through a cultural diagnosis and analysis before and after the implementation of the QMS. It was realized that, for the implementation of a new management system to result in benefits for the organization, a cultural change is necessary since the traditional aspects of the culture such as: high dependence of hierarchical level, lack of using management tools and innovation endurance, present themselves as negative influence in its realization. Besides that, another factors like owning a modern internal digital system and a well determined flow of activities of each process, helps the implementation, causing different perceptions of the changes according to the characteristics of each group.

Keywords: Organizational culture. Quality management. Advocacy. Cultural change.